Elisangela Saraiva Muniz, depois do processo seletivo foi nomeada diretora do Cemeis Doce Infância do bairro Rota do Sol. Ela está no Doce Infância desde a inauguração, em maio de 2021 e disse: “Sempre trabalhei em Cemeis no berçário e maternal e amo o que eu faço. São muitos os desafios na direção, mas a experiência já adquirida nos anos anteriores me credencia a realizar um bom trabalho. Para uma melhor gestão é preciso buscar as novidades e atualizações.”

As coordenadoras do Centro de Educação Básica Sorriso – CMEB, Salete Furlan e Eliane Gaieski, falaram das expectativas para o próximo biênio, a começar com a busca de informações junto a Semed. “A partir dessas informações passaremos a traçar as metas. O principal é iniciar o ano com todos os professores em sala de aula. Acompanhar a participação dos alunos e conhecendo-os para conseguir traçar meta que atendam cada aluno da escola. Não uma escola como um todo, mas sim aluno por aluno para formar a escola”.

Com aproximadamente mil alunos, nesse ano o CMEB passa a contar com mais uma coordenadora e mais um orientador. “Com mais esse reforço, nossa escola vai estar bem apoiada. Além das turmas de 1º ao 6º ano de 6 a 12 anos, o Centro educacional também conta com Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Robótica”, comentam as coordenadoras.

Partindo para o quarto mandato como diretor escolar, Gilberto Simisen, estará na direção da Escola Municipal Jardim Bela Vista pelos próximos dois anos, uma escola com 1.010 alunos do pré I até o 5º ano. Para ele, são muitos os desafios, apesar da experiência em gestão escolar, “cada dia é um novo aprendizado e novos obstáculos que surgem, dentro da aprendizagem e das políticas públicas do País, do Estado e do Município. Sorriso segue fortemente uma política pública de recuperar os alunos, mostrando que a educação é uma possibilidade de mudança de futuro. Nesse contexto, devemos avançar, cada vez mais, dentro das possibilidades para melhorar o aprendizado dos nossos alunos. Diante disso, nós temos que buscar, sempre, a melhoria da qualidade de ensino”. Concluiu.

A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, citou as obras físicas que estão sendo edificadas e as diversas premiações que a Educação sorrisense vem recebendo. “Isso é resultado do trabalho da gestão Ari e Gerson. Se hoje, Sorriso é referência em educação para diversos municípios do Estado, deve-se, também, as parcerias com as demais secretarias e ao desempenho e dedicação diária dos nossos professores e demais profissionais que atuam na Educação. Nosso trabalho funciona como uma engrenagem, todos são extremamente importantes e fazem a diferença para alcançarmos as melhorias e bons resultados educacionais.”, observou.

Aos novos gestores, a secretária agradeceu a função exercida até aqui lembrando que, “a partir de agora, assumimos a missão de fazer ainda melhor o que já vinha sendo bem  feito, desejando a todos um ano de muita paz e harmonia." Precisamos continuar evoluindo, ofertar mais ensino de qualidade, em 2024 e juntos teremos grandes desafios de alinhar estratégias para o ano letivo e a hora de começar é agora”. Finaliza.

O vice-prefeito e professor por mais de uma década compondo equipes diretiva de escolas municipais, Gerson Bicego, fala às novas equipes que assumem a responsabilidade de conduzir as 37 escolas públicas no Município, lembrando que os desafios são muitos. “Teremos neste ano, aproximadamente 18 mil alunos em toda rede e saber que podemos contar com essas equipes, entregar a elas o que temos de melhor, que são nossas crianças é muito gratificante”, resume.

O prefeito Ari Lafin elencou as obras físicas realizadas nas escolas municipais enfatizando a construção de mais 5 novas escolas, estilo europeu, além dos Cemeis que visam atender a demanda de ensino desde o berçário até a pré-escola e ensino fundamental anos iniciais. “Tenho a certeza, absoluta, que teremos um ano de muitos resultados positivos, em 2024. Alcançamos vários prêmios, nos últimos anos de reconhecimento, junto ao governo do Estado. Isso se deve ao trabalho de cada um dentro da equipe”.

Ari pediu, ainda, aos gestores cuidado com escolas como se fosse suas casas, citando pequenos detalhes para preservar cada unidade. “Lembrem que vocês são líderes, foram escolhidos para trabalhar pelo próximo. Cuidem, principalmente dos alunos, como filhos. Concentrem-se nas ações e busquem os melhores resultados para a Educação de Sorriso”, aconselha.

Retorno às aulas

O início das aulas está marcado para o dia 5 de fevereiro, alunos que aguardam vagas nos Cemeis começam a ser chamados nesta semana.

Com a posse das novas equipes gestoras, também começa, nesta semana, o processo de chamada de crianças que estão aguardando vaga em um dos 16 Centros Municipais de Educação Infantil de Sorriso (Cemeis). Estas vagas são ofertadas para as crianças inscritas na central de vagas e que já completaram 6 meses ou mais de idade.

Pais ou responsáveis legais pelas crianças inscritas na central de vagas, fiquem atentos ao telefone, a partir dessa segunda-feira (15) começou a trabalho de ligações para ofertar as vagas disponíveis e para efetuar a matrícula, após receber a ligação, os pais devem retirar o protocolo na Semed e efetuar a matrícula na unidade escolar pretendida a partir do dia 22  de janeiro.

Já na semana do dia 22, com o retorno dos professores, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) dará início à Semana Pedagógica, e, no dia 5 de fevereiro, as unidades escolares municipais, assim como estaduais, estarão de portas abertas para dar início ao calendário escolar de 2024.