Todos os procedimentos são custeados por meio da parceria entre Prefeitura e Estado, através do Programa "Fila Zero", todo o processo é viabilizado pelo Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires.

O secretário de Saúde, Luis Fabio Marchioro, acompanhou os procedimentos e destacou que as ações da Secretaria Municipal de Saúde é uma determinação do prefeito Ari Lafin para que todas as pessoas sejam atendidas. “Hoje estamos zerando fila por cirurgias da vesícula. E mais, zeramos o número de espera por laqueaduras e vasectomias e nessa semana, estamos zerando também as cirurgias ginecológicas, com mais 10 avaliações para histerectomia (retirada do útero). Quando assumimos a gestão, havia fila de espera para cirurgia de catarata de 5 a 7 anos e nós pretendemos zerar até o fim deste mês. Este é um momento ímpar para a Saúde do Município, especialmente para a população, comemora o Gestor.

A orientação do secretário é que se tiver algum paciente em Sorriso que esteja esperando por algum desses procedimentos, basta procurar a Central de Regulação que será encaminhado para avaliação e posterior procedimento cirúrgico. “Vale lembrar que neste ano os investimentos em cirurgias ultrapassam os R$ 7milhões de reais de recursos públicos do Município”, observa.

Luis Fabio reiterou a importância de os pacientes responderem ao chamado para os procedimentos a que foram encaminhados para a Central de Regulação. O paciente faltante já passou por todos os exames pré-cirúrgicos, como exames de sangue, eletrocardiograma, consulta com o cardiologista, exames de imagem, entre outros e o Município já arcou com esses custos. “Quando o paciente não comparece o recurso público foi desperdiçado. Nós estamos ofertando o que há de melhor. Então quero fazer esse apelo, não apenas em casos de cirurgias, mas em qualquer consulta especializadas, exame que as pessoas não faltem. Quando não é possível comparecer a um determinado agendamento é preciso comunicar, assim a Regulação coloca outra pessoa no lugar, sempre tem alguém na lista de espera,” afirma.

Para diminuir o número de faltas, tanto em consultas como exames, a Central de Regulação, da secretaria da Saúde, está usando o número 66 99978-8441, exclusivo para envio de mensagens de WhatsApp, uma ferramenta a mais para chegar a todos que estão na fila. Quem está na fila de espera também pode consultar sua situação, enviando mensagens de texto.

Entre os beneficiados com a cirurgia de cataratas está o Sr. Carlos José Borges, do distrito de Boa Esperança. Ele aguardava pelo procedimento há aproximadamente dois meses.  Em seu depoimento, Ele disse que todo o processo desde o PSF até cirurgia foi maravilhoso. “Desde o início até o hospital o atendimento foi ótimo, nota 1000 para a Secretaria da Saúde de Sorriso”, destacou.

Para o Seu Darci Tete Sanchez, a cirurgia que fez no domingo foi de grande importância, pois ele não estava mais enxergando do olho esquerdo. Agora está em recuperação e observação e disse que está bem. Ele aguardava a cirurgia há mais de um ano, pois anteriormente havia marcado, mas devido a uma gripe forte não pode fazer o procedimento. Segundo o Seu Darci, desde que começou o atendimento no PSF até a cirurgia tudo foi bom. “Só tenho a agradecer a iniciativa do Sr. Prefeito a da sua equipe da Saúde, por ter esse espírito humano de ajudar à população.

Isabel Fabricio, aguardava para voltar a enxergar com a nitidez perdida pela catarata. Já fazia 3 anos que ela estava esperando a cirurgia, em Marcelândia. Junto com a mudança para Boa Esperança a espera se reduziu em 4 meses. “Estou muito agradecida a cidade de Sorriso pela cirurgia e pelo excelente atendimento. Obrigada”, pontuou.