De acordo com o ProInfância, caberia ao município arcar com a doação do terreno e a terraplanagem,ficando o repasse de recursos a cargo do Governo Federal. Ainda em 2013, junto com o Cemeis Nova Aliança, foi assinado também o contrato para edificação do Cemeis Rota do Sol, ambos pelo ProInfância e com o investimento federal de R$ 1,7 milhão em cada unidade. A intenção é, com o aval do FNDE, tocar as obras com recursos do Município.

“Sabemos o quanto estas obras são necessárias para o município, por isso, estamos concentrando esforços para finalizá-las o mais rapidamente possível, garantindo assim que as famílias destas 600 crianças possam ficar tranquilas, sabendo que as crianças estão sendo bem atendidos com educação de qualidade, em um ambiente planejado e construído para garantir o bem-estar delas”, comenta o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Conforme dados da Secretaria Municipal da Cidade (Semcid), cerca de 50% da obra do Cemeis Nova Aliança já está concluída, enquanto a obra do Cemeis Rota do Sol está com cerca de 60%. “A partir de agora, as obras entram na parte dos serviços de acabamentos, pinturas e instalações”, informa o engenheiro Luciano Scaburi.

O Cemeis Rota do Sol tem capacidade de atendimento de até 250 crianças e segue o tipo B de edificação do ProInfância, com a mesma infraestrutura do Nova Aliança, porém com menos salas de aula. “Acreditamos que para o próximo ano letivo já poderemos dispor desta nova estrutura, garantindo educação de qualidade perto de casa para os moradores do Nova Aliança e também do Rota do Sol”, estima a secretária de Educação e Cultura do município, Lucia Drechsler.

Além do prefeito e da secretária de Educação e Cultura, também participaram da visita o vice-prefeito, Gerson Bicego; o secretário da Cidade, Ednilson Lima de Oliveira; e os vereadores Acácio Ambrosini, Dirceu Zanetta, Leandro Damiani, Marlon Zanella e Wanderley Paulo.