Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Prefeitura de Sorriso realiza nesta quinta-feira (10) o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário.
No total 2017 servidores efetivos, contratados e comissionados devem receber a primeira parcela. São R$ 4.415.745,43 que poderão ser injetados na economia local.
O secretário de Administração, Estevam Calvo, pontua que essa é uma forma de fomentar o comércio local que vem sofrendo dificuldades financeiras diante da pandemia. “É uma maneira de injetar um ânimo financeiro no comércio sorrisense”, detalha.
Para o prefeito Ari Lafin, essa é também uma forma de valorizar os servidores que todos os dias estão em seus cargos, atendendo a população com seu trabalho e dedicação.
O benefício faz parte de um planejamento financeiro feito pela gestão. Até 2019 a antecipação da primeira parcela do décimo era repassada na primeira quinzena de junho; em 2020 e também em 2021 a antecipação passou para maio em decorrência das dificuldades financeiras enfrentadas pela economia local em decorrência da pandemia.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).