Todos os detalhes do processo seletivo, cuja etapa de inscrição segue até o dia 30 de julho, podem ser conferidos por meio do Edital 003/2021, disponível no site da Prefeitura de Sorriso (www.sorriso.mt.gov.br).

Os projetos devem ser propostos por pessoas físicas, dentro das câmaras setoriais Artes Cênicas (teatro, dança e circo, etc.); Artes Visuais (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, instalação, etc); Patrimônio Cultural e Literatura (obras de arte, museu, produção literária, contação de estórias, etc); Cultura Popular (capoeira, danças regionais, etc); Audiovisual (cinema, curtas, propaganda, etc) e Artesanato (qualquer formato).

Na categoria “Artes Visuais” poderão ser apoiados até cinco projetos, divididos em um de R$ 20 mil, um de R$ 15 mil e um de R$ 10 mil. Já em “Artes Cênicas”, três projetos poderão ser contemplados, com o valor de R$ 15 mil cada. Para “Cultura Popular” poderão ser patrocinados quatro projetos, um no valor de R$ 20 mil, dois de R$ 10 mil e um no valor de R$ 6 mil. Em “Audiovisual”, três projetos poderão ser apoiados, dois de R$ 13 mil e um de R$ 20 mil. Na categoria “Artesanato”, um projeto será contemplado com o patrocínio de R$ 40 mil. Finalizando, em “Patrimônio Cultural e Literatura”, 27 projetos podem ser aprovados, com quatro no valor de R$ 7 mil, dezenove de R$ 3,5 mil e quatro com R$ 2 mil.

Para participar do edital, os proponentes devem estar regularmente cadastrados como produtores culturais. Caso ainda não seja, o proponente pode se cadastrar no link disponível no site da Prefeitura https://site.sorriso.mt.gov.br/servico/141/cadastro-cultural-do-municipio-de-sorriso. Para se inscrever, é necessário que os interessados levem suas propostas por escrito na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato. As propostas deverão, obrigatoriamente, serem feitas no formulário oficial que está em anexo, acompanhadas de um ofício dirigido ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Sorriso, das 7h às 13 horas.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Dreschler destaca que a pasta tem buscado maneiras de auxiliar todos os segmentos culturais de Sorriso neste momento de pandemia. “É importante destacar que a gestão tem dado todo o apoio necessário ao segmento cultural de nossa cidade para proporcionar renda a produtores culturais, visto que a cultura foi uma área diretamente atingida neste período de pandemia”, destaca Lúcia.

Segundo o diretor do Departamento de Cultura, Jarbas Sokolowski, as inscrições habilitadas pela Comissão de Análise Técnica serão encaminhadas à Comissão de Avaliação e Seleção, formada por membros titulares do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Sorriso, que vão definir quais propostas serão patrocinadas. “O Promic - Festival da Cultura é uma oportunidade de os produtores culturais fazerem suas propostas em busca de patrocínio, com prazo de um ano para a realização dos projetos aprovados”, explica.

Confira o edital: