Poderão participar artistas do segmento de Artes Visuais e/ou produtores culturais que residam em Sorriso e que não sejam servidores públicos na Prefeitura ou agentes políticos na Câmara de Vereadores. Conforme o edital, o proponente precisa ser pessoa física, com idade mínima de 21 anos completos e que seja, preferencialmente, um produtor cultural com evidenciada atuação na Câmara Setorial Cultural de Artes Visuais.

O proponente precisa ainda estar regularmente cadastrado no CCM- Cadastro Cultural do Município, disponível no site da Prefeitura, através do link https://site.sorriso.mt.gov.br/servico/141/cadastro-cultural-do-municipio-de-sorriso.

De acordo com a secretária adjunta de Educação e Cultura, Marisa Netto, esse edital foi uma sugestão do Coronel Ramalho, enquanto atuava como gerente do Ciopaer de Sorriso, que costumava fotografar Sorriso lá de cima. “Esse material servirá para divulgar nossa beleza natural para todo o Brasil e o mundo, potencializando nosso Turismo e fortalecendo nossa cultura”, frisa.

A gestora da pasta, Lúcia Drechsler ressalta que, desde 2017, já foram investidos mais de R$ 2 milhões no setor cultural de Sorriso, com recursos municipais, estaduais e federais. “Tudo para fomentar a produção artística local, gerando emprego e renda para os profissionais da cultura, e deixando os espaços públicos mais atraentes e valorizados, a exemplo dos viadutos, da torre do Marco Zero, dos painéis na Área Verde, Centro de Eventos, entre outros tantos cartões postais de Sorriso”, destaca Lúcia.

A proposta

O projeto cultural deve apresentar uma proposta que valorize a nossa fauna e flora; a economia local e regional; pontos turísticos e de lazer; parques e praças públicas; bem como a preservação dos valores, costumes e tradições da população, como fator de reconhecimento da identidade cultural de Sorriso.

O resultado desse trabalho deverá compor um catálogo digital e uma exposição das fotografias premiadas. A avaliação e seleção dos projetos inscritos seguirão as regras estabelecidas no edital, conforme as categorias:

Categoria Amador:

a) 05 fotos premiadas na temática “Natureza”;

b) 05 fotos premiadas na temática “Pontos Turísticos”;

c) 05 fotos premiadas na temática “Desenvolvimento Econômico”;

d) 05 fotos premiadas na temática “Nossa Gente”.

Categoria Profissional:

a) 05 fotos premiadas na temática “Natureza”;

b) 05 fotos premiadas na temática “Pontos Turísticos”;

c) 05 fotos premiadas na temática “Desenvolvimento Econômico”;

d) 05 fotos premiadas na temática “Nossa Gente”.

O projeto selecionado deverá prever no regulamento do concurso a seguinte premiação: Na categoria profissional, o 1º lugar de cada temática receberá R$ 4 mil; o 2º lugar R$ 3 mil; 3º lugar R$ 2 mil; 4º lugar R$ 1 mil;  e o 5º lugar, R$ 500. Na categoria amador, o 1º lugar de cada temática receberá R$ 2 mil; 2º lugar R$ 1,5 mil; 3º lugar R$ 1 mil; 4º lugar R$ 500,00; 5º lugar R$ 250. Em ambas as categorias, cada interessado poderá participar com três fotos em duas temáticas, porém devem constar as especificações e diferenças entre amador e profissional, sendo que cada pessoa só poderá inscrever-se em apenas uma das categorias.

O projeto vencedor deverá conter ainda, na proposta, exposição fotográfica com a impressão das 40 fotografias em tamanho 40x60 cm, formato horizontal e/ou vertical, a ser realizada durante 30 dias, no hall do Centro Histórico-Cultural de Sorriso, preferencialmente no mês de maio de 2022.

O Edital e os anexos estão disponíveis no site da Prefeitura de Sorriso, devidamente publicado no Diário Oficial de Contas do TCE/MT e poderá ser baixado diretamente no link: https://site.sorriso.mt.gov.br/transparencia/i/16771/edital-de-selecao-de-projetos-culturais-no-0012022semecsorriso-mt