Prefeitura Municipal de Sorriso

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Prefeitura lamenta óbito e inicia investigação para determinar causa

Publicado em 29 de maio de 2023 às 09:31

A Prefeitura Municipal de Sorriso confirma que infelizmente foi registrado o óbito de um menino de dois meses na UPA Sara Akemi Ichicava. O fato foi registrado ontem, 28 de maio.

Conforme o relato do prontuário do paciente, o menino recebeu o primeiro atendimento na sexta-feira, dia 26, às 18h20, no horário estendido do PSF Novos Campos/Upinha da Zona Leste com relato de tosse e rouquidão. Após análise e prescrição de medicamentos sintomáticos para quadro gripal o menino foi liberado. Já no sábado, dia 27, a criança foi atendida novamente na Upinha da Zona Leste às 18h35; na triagem a mãe relatou dor de garganta, tosse e dificuldade respiratória; o menino foi analisado e liberado; nesse momento não havia esforço respiratório ou outro quadro que requeresse internação. Na sequência, no sábado ainda, às 20h45, o menino deu entrada na UPA Sara Akemi Ichicava com relato de tosse e dor de garganta; no segundo atendimento do sábado não houve relato de dificuldade respiratória durante a triagem, quadro que também não foi constatado na análise clínica do paciente. No sábado ainda, a profissional que atendeu solicitou um raio-x; no exame foi constatado pulmão limpo e uma leve discrepância no coração.

Ainda de acordo com o prontuário, no domingo, dia 28 de maio, a criança deu entrada na UPA por volta das 11 horas e assim que passou pela triagem foi imediatamente encaminhada para o box de emergência iniciando o atendimento médico. No box o menino entrou em parada cardiorrespiratória e recebeu atendimento com técnicas de ressuscitação cardiopulmonar por uma hora; ainda, seguindo todos os protocolos prescritos, a criança foi intubada, recebeu massagens e medicação. Um novo raio-x foi feito no domingo e mostrou que a discrepância do coração havia aumentado; já o pulmão permanecia limpo.

Toda a equipe clínica formada por quatro médicos, inclusive com profissionais de reforço e a equipe de enfermagem concentrou esforços na tentativa de salvar a vida da criança; contudo, infelizmente o menino não resistiu.

Dada a sequência de fatos, ainda ontem, a Secretaria de Saúde e Saneamento iniciou uma investigação para apurar o que houve.  O trabalho é conduzido pela equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da UPA; profissional pediatra; Departamento de Vigilância em Saúde; Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (CIEVS); profissional infectologista e profissional cardiologista. Também foi coletado material e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MT) para análise que visam a identificação ou da doença ou da patologia que possa ter causado o óbito; o Lacen será o responsável pela avaliação e encaminhamento do material para outro laboratório, caso constatada a necessidade. Concomitante a isso também foi aberta uma sindicância para apurar todo o atendimento recebido pela criança, além de uma investigação que visa analisar o histórico clínico e de atendimento pré-natal recebido pela mãe do pequeno durante a gestação. Todas as medidas buscam esclarecer o que ocasionou o óbito.

A Secretaria de Saúde e Saneamento reforça que não medirá esforços para dar à família da criança uma resposta sobre o que, de fato, resultou no episódio lamentável.

Ainda a Secretaria, bem como toda a Administração Municipal, lamenta profundamente o ocorrido e externam o mais profundo pesar à família e amigos que passam por esse momento tão difícil.

Texto: Claudia Lazarotto
SIC