Acompanhado do Controlador Geral, Laércio Garcia e dos secretários municipais Luis Fábio Marchioro (Saúde e Saneamento), Hilton Polesello (Governo), Estevam Calvo (Administração) e Lúcia Dechsler (Educação e Cultura), o Prefeito Ari Lafin visitou o local nesta manhã (09) para conhecer a equipe e ver de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido.

De acordo com Laércio, o gerenciamento e envio de dados atende às normativas do Ministério da Saúde, com relação aos indicadores do programa Previne Brasil, que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). “Esses departamentos estavam desmembrados e com a reestruturação foram unidos. Aqui é o coração da Secretaria, que vai gerir as informações e enviá-las regularmente ao Ministério da Saúde, para garantir que o Município possa receber os recursos federais. Nosso trabalho já está sendo usado de exemplo em outros municípios do Estado”, explica.

A coordenadora do setor, Lígia Leite destaca que os sistemas interligados favorecem o cruzamento de informações e a consolidação de dados de maneira real. “Hoje, por exemplo, todos os exames laboratoriais realizados passam por nosso crivo com a conferência guia a guia, em consonância com os contratos dos prestadores de serviços de saúde. As informações são casadas e fidedignas”, afirma, salientando que, além de cumprir com a exigência do Ministério da Saúde, o processo favorece o controle interno da prestação dos serviços à população. “Essa junção possibilita a correção de falhas e faz com que produção e informação andem juntas, para que os recursos vindos para o Município não fiquem aquém do que está sendo investido”.

Segundo o secretário de Saúde e Saneamento, a estrutura irá melhorar o sistema como um todo. “Sorriso faz, em média, dois mil exames laboratoriais por dia, que são conferidos um a um por este setor. Aqui é onde se compilam todas as informações sobre a saúde do Município”, destaca Marchioro.

“É um trabalho que em curto espaço de tempo já vem dando resultados muito importantes. Toda vez que melhoramos o processo, a recompensa vem e o saldo é positivo”, acrescenta o secretário de Administração.

Para o prefeito, esse processo é um ciclo contínuo que precisa ser nutrido. “Aqui é o cerne da Secretaria. É onde estão os números que nos trarão a realidade dos fatos. Toda a gestão precisa ser transparente e eficiente e o mecanismo precisa funcionar, para que consigamos manter nossos dados atualizados, rastrear serviços e fazem as mudanças necessárias”, complementa o gestor.