De acordo com o gestor da Semsep, José Carlos Moura, devido à estiagem e o clima seco, o atrito dos pneus com o asfalto acaba sujando as faixas, o que prejudica a visibilidade por parte dos condutores e pedestres. “Iniciamos um trabalho experimental de lavagem com um produto específico e percebemos que deu certo. As faixas pintadas com tinta termoplástica permitem a lavagem e o resultado foi excelente”, explica.

O trabalho de revitalização da sinalização horizontal com o material termoplástico começou no início da gestão. Algumas faixas de pedestres receberam a nova pintura, que garante mais durabilidade e resistência, já que é aplicada em temperatura elevada. Além da durabilidade, por ser uma pintura em alto relevo, proporciona melhor visibilidade.

De acordo com Moura, as faixas de pedestres que ainda não contam com o material termoplástico serão revitalizadas. “Esse trabalho de lavagem nunca tinha sido feito, porém percebemos que é bastante viável, pois além de garantir mais segurança no trânsito, gera economicidade”, frisou.