“É muito gratificante ver nossos líderes comunitários colocando em prática ações que trarão benefícios coletivos, e, assim como este exemplo do Pinheiros I, temos outros também, que evidenciam o quanto é importante este trabalho integrado”, destaca o coordenador da Casa dos Conselhos, Celso Marcon.

Pois é isso mesmo. “Integração” é palavra-chave neste processo, pois, para garantir a execução da empreitada, a Prefeitura vai contar com o trabalho das equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Secretaria de Transportes (Semtra), Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) e também de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).

O titular da Semosp, Milton Geller, explica que a expectativa é que até meados de janeiro o local já esteja pronto para ser usado pela comunidade. “Dependemos muito das condições climáticas neste período, visto que não há como trabalhar com o terreno muito molhado”.

Com dimensão de 28 x 45 metros, o campo vai representar, para cada morador, um ponto de encontro com uma vida mais saudável. “Cada vez mais, estamos buscando oferecer opções para a prática esportiva, seja o futebol, o vôlei, uma brincadeira de queimada, uma corridinha ou uma leve caminhada no fim da tarde, lembrando que o importante é despertar em cada pessoa a importância de ter o esporte como aliado contra o sedentarismo”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Mais que uma opção “boa para si mesmo”, adotar o esporte como rotina também se reverte em ganhos coletivos. “É inegável o quanto o esporte ajuda no processo de educação das crianças e adolescentes, à medida que proporciona uma atividade produtiva no contraturno escolar, evitando que as crianças fiquem circulando pelas ruas, à mercê de pessoas nem sempre bem-intencionadas que podem inseri-las na criminalidade”, pontua José Carlos Moura, secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil.