A Prefeitura de Sorriso está dando continuidade ao projeto Sorriso em Ação e garantindo uma cidade mais limpa para todos. Hoje (23), uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos está trabalhando na retirada do lixo acumulado na Rua Iguaçú, fundos do bairro Boa Esperança.

“Infelizmente tivemos que voltar ao bairro menos de um mês após a limpeza desta localidade. Montamos um calendário de coleta de entulhos que está sendo cumprido, mas a população volta a sujar os locais assim que concluímos a limpeza. Vamos insistir nesse trabalho e fazer a nossa parte, mas pedimos para que todos nos ajudem”, conclama o secretário de Obras e Serviços Públicos, Pedrinho Silva.

Pedrinho esclarece ainda que se o munícipe quiser se desfazer de um móvel, ou de uma grande quantidade de entulho, pode levar o material até o aterro sanitário. “Leve até o aterro ou aguarde a data em que está agendada a limpeza no seu bairro, e somente no dia marcado os coloque para fora. Manter a cidade limpa e organizada, além de contribuir para um ambiente agradável é também uma questão de saúde, já que evita a proliferação de insetos e doenças”.

A coleta de entulhos é feita de acordo com o cronograma de recolhimento anual e consta no site da Prefeitura, para que os moradores organizem o que deve ser descartado e disponham estes materiais na calçada com antecedência da data da coleta. Para organizar o cronograma, a cidade foi dividida em oito setores e cada um deles receberá o serviço a cada dois meses.

Após a limpeza, entrará em ação a equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que poderá notificar e multar quem colocar os resíduos sólidos, por exemplo, antes do período correto da coleta ou lixo em locais indevidos. “Se conseguirmos identificar quem está depositando todo esse lixo nos terrenos baldios, o morador será multado. A fiscalização será mais rigorosa, pois trata-se de um crime ambiental”, alerta Pedrinho Silva.