Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Planejar, Fazer, Verificar e Agir. A palavra de ordem era planejar, agora, é agir. Assim foi pautada a reunião de ontem (22) do prefeito interino Gerson Bicego sobre o volume pluvial e as ações emergentes referente às estradas urbanas e viscinais, com os secretários ou adjuntos das secretarias municipais Semosp (Obras E Serviços Públicos), Semsep (Segurança Pública, Trânsito E Defesa Civil ), Semtra ( Transportes) , Semgov – (Governo) e Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
Alguns pontos da cidade merecem monitoramento e ações preventivas, como a região do lago do Rota do Sol que serão colocadas barreiras em áreas de solo lixiviado e reduzir o volume de lâmina d’agua do lago. A ação também ocorrerá nas vias do Verdes Campos. As secretarias informam que o monitoramento será contínuo em toda região de Sorriso e os distritos.
Condutores: a região próxima ao Rio Lira, na MT 242 está em obras e merece atenção redobrada na direção. Com o aumento do fluxo pluvial, na área aberta, formou-se uma erosão. Após a reunião o prefeito foi até o local com as equipes de execução das secretarias para a contenção de danos.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).