Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Conscientizar, alertar e prevenir. Essas foram as palavras-chaves de uma ação realizada ontem (06) no Parque Ecológico Claudino Francio e no Parque Municipal Rota do Sol Adelino José João Valdamério em uma parceria entre a Unic Campus/Sorriso e a Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico; Esporte e Lazer e Secretaria de Saúde e Saneamento. Professores e acadêmicos da área da saúde da Unic e servidores das pastas estiverem nos espaços para aferir temperatura, distribuir máscaras e realizar higienização com álcool 70º e orientar a população sobre os riscos da Covid-19.
“Além das orientações também foram distribuídas máscaras, pois havia pessoas sem no local”, frisa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira. O secretário destaca ainda a necessidade de todos colaborarem. “Diminuir nossos índices de contágio e manter nosso comércio aberto só depende de nós: precisamos manter os cuidados, evitando aglomerações, evitando festas clandestinas, além de usar máscaras e higienizar as mãos”, lembra.
E no caso ou de suspeita ou de contágio, a recomendação é procurar auxílio nos primeiros sintomas. O Hospital Municipal de Campanha está aberto 24 horas, lembra o secretário.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).