“Os trâmites para a edificação de mil apartamentos via MT PAR estão caminhando e não há restrição para que servidores participem do processo, visto que os apartamentos serão subsidiados pelo Governo do Estado e financiados para famílias com renda de R$ 2 mil a R$ 7 mil”, informou Brendo.

Há ainda outra possibilidade. “Precisamos verificar, junto ao Governo Federal, se o Minha Casa, Minha Vida pode ter alguma linha específica para servidores públicos”, indagou Estevam. Segundo Brendo, a própria MT PAR também está em busca desta informação, o que pode trazer benefícios a servidores de todo Mato Grosso.

“É sem dúvida de suma importância a formatação de políticas públicas que venham atender aos servidores, com a disponibilização de residências, sejam casas ou apartamentos, com valores de financiamento viáveis à realidade destes trabalhadores”, comentou Gerson.

Para o presidente do Sinsems, certamente a construção em larga escala reduz custos e poderia ser uma opção rentável para construtoras, bem como igualmente viável para os servidores. De acordo com dados do sindicato, 1,3 mil servidores teriam interesse em adquirir um imóvel financiado.