Mesmo com tempo úmido, equipes da Semtra estão, desde ontem (2), trabalhando na recuperação da Estrada do Pau Oco, que teve de ser interditada na segunda-feira (1.ª).Além dela, outros pontos exigem ação imediata: a Estrada Ferla; uma estrada que margeia o Assentamento Jonas Pinheiro e também a via que passa nas proximidades do Abrigo Municipal de Cães e Gatos. “Já mapeamos estes pontos e as equipes estão de prontidão para agir assim que o tempo permitir”, destaca o titular da Secretaria de Transportes (Semtra), Leonir Capitâneo.

Em outra frente, Marcelo Lincoln monitora, junto com secretários municipais de Sinop, Vera, Ipiranga do Norte e Lucas do Rio Verde, a situação desta microrregião para que, havendo necessidade, seja decretado estado de emergência. “Estamos online o tempo todo para avaliar a situação e decidir de forma coletiva”, explica.

Para o presidente do Sindicato Rural, a situação das estradas não é a ideal, mas as vias, de forma geral, ainda estão em condições razoáveis de trafegabilidade. A maior preocupação do líder dos produtores sorrisenses é com relação à colheita. “Estamos há seis dias sem conseguir entrar com maquinário no campo e é possível ver lavouras com soja brotando e soja estragada”, lamenta, informando que ainda não é possível estimar possíveis perdas. “Só depois que esta soja chegar aos armazéns é que isso poderá ser avaliado”. A esperança do agricultor está no sol, que “há de brilhar mais uma vez” e pelo tempo necessário para que os produtores possam escoar o fruto da safra 20/21.

“Estamos sempre atentos para contribuir com nossos produtores, que são a força-motriz não só de Sorriso, mas de todo o Brasil, visto que no agro encontramos as raízes que permitem crescer em diversos outros ramos da economia”, contextualiza o prefeito Ari, reforçando que deve retomar agendas positivas com municípios da região em busca de infraestrutura em outras esferas para as vicinais, visto que muitas delas são rodovias estaduais.