Responsável pelo projeto, a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Jucélia Ferro, frisa que programas como esse vem sendo realizados desde 2017. “A Assitência Social sempre foi conhecida como local de doação de cestas e passagens e a verdadeira missão da Assistência é propiciar formação, qualificação para que cada sorrisense nato ou que tenha adotado a cidade, possa ter seu próprio trabalho, ter uma profissão para sustentar sua família e desenvolver seus sonhos”.

“Nossa cidade cresce cerca de 18 a 20% ao ano; diariamente recebemos novas empresas e as já instaladas estão ampliando; precisamos, enquanto setor público, acompanhar esse ritmo de crescimento e  disponibilizar condições para que a nossa população esteja apta para também acompanhar esse ritmo”, destaca. “Essa é a missão do Capacitar e Empregar Sorriso”, reforça Jucélia.

O prefeito Ari Lafin completa que desde 2017 o propósito da Administração é ofertar conhecimento aliado ao emprego. Tese também defendida pelo presidente do Senai/MT, Carlos Braguini, que destaca que o Senai busca a “empregabilidade imediata ao fim da formação; nossa plataforma defende que a educação transforma a vida das pessoas”, ressalta.

Sílvio Rangel, presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), pontua que o programa (Capacitar e Empregar Sorriso), amplia as oportunidades de desenvolvimento não só para o Município, mas para a região, com o olhar voltado para a formação e desenvolvimento humano e econômico.

A felicidade de quem vai estudar

“Me sinto acolhida como nunca me senti em nenhum lugar; estou tendo a oportunidade de estudar, de me profissionalizar, eu nunca tive isso”. Esse é um trecho de um relato emocionante da jovem Andressa Brito de Moura, 29 anos, que há pouco mais de três meses escolheu Sorriso para chamar de lar. Andressa se emocionou – e muito, ao falar do curso profissionalizante que acabou de escolher, de operadora de caixa, ofertado em parceria pela Prefeitura de Sorriso e o Senai.

Jucélia conta que ver Andressa falando a emocionou muito. “Meu sonho é que mais pessoas possam dizer: estou aqui, tenho trabalho, tenho condições de estudar, tenho profissão!”, pontua. “Por isso mesmo, o convênio se faz tão importante”, acrescenta.

E para se inscrever?

Basta fazer igual à Andressa e procurar a Secretaria de Assistência Social ou uma das unidades dos CRAS São Domingos; Praça Céu e São José. Lá você vai receber as informações corretas sobre a documentação necessária; a idade mínima para participar de cada curso e a escolaridade mínima exigida. Bora se informar, estudar e mudar de vida!