Durante toda a semana a movimentação foi intensa e de muito conhecimento com uma trilha de oficinas e um curso voltados aos MEIs. No total, 65 microempreendedores participaram das oficinas “Como agir de maneira Empreendedora”; “Fluxo de caixa” e “Formação de preço de vendas”, ministradas por Paulo Zanatta e Marcelo Alexandre Ferreira. E além dessa trilha de oficinas, também teve mais 30 empreendedores participando do curso de “Técnica em vendas” com a palestrante Fernanda Duarte. O curso gerou certificado de 16 horas.

As oficinas foram ofertadas uma por noite, desde a última segunda-feira, 22 de maio. Já o curso de técnicas em vendas encerra hoje, dia 25 de maio. Todas as formações integram o Programa de Desenvolvimento Empresarial de Sorriso, em que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) ofertam gratuitamente um conjunto de ações compostas por consultorias; oficinas e cursos. As formações contam com agenda rotineira desde o início de abril.

Mais sobre o Desenvolve

Todas essas formações integram as ações do “Programa Desenvolve Sorriso”, realizado pelo Município em parceria com o Sebrae com investimentos de total estimado em R$ 483.676,50, desse total, R$ 308.905,90 são de investimentos do Sebrae e R$ 174.770,60 contrapartida da Prefeitura.

O Programa Desenvolve Sorriso é uma parceria entre a Prefeitura de Sorriso e as entidades do Sistema S - SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); SESC (Serviço Social do Comércio; Serviço Social da Indústria (Sesi), e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). A Câmara dos Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, cooperativas e instituições educacionais, bancárias e demais secretarias também participam do programa.

O gestor da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, pontua que o programa tem como foco desenvolver os empreendedores por meio da aplicação de capacitações e consultorias de tal forma que estes possam adotar as melhores práticas de gestão para o crescimento e o desenvolvimento dos seus negócios.

Empreendedores ou futuros empreendedores que desejam conhecer melhor o Desenvolve Sorriso, podem procurar a Sala do Empreendedor, em anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Rota do Sol, onde também estão disponíveis serviços como informações e orientações sobre registro e legalização de empresas; pesquisa de nomes e registro de marcas; pesquisas fiscais sobre os titulares, sócios e empresas; orientação sobre condição de microempreendedor de empresa de pequeno porte.

“A intenção é ofertar as ferramentas para que com o tempo o empreendedor se torne independente na condução da sua empresa”, reforça o gestor da pasta.

Além da equipe que atende diretamente na Secretaria, ainda há pontos de atendimento no Ganha Tempo, nos Distritos de Primavera e Boa Esperança e o atendimento itinerante que percorre os bairros e as comunidades do interior.

Ficou com dúvidas? Quer participar de uma formação? É só procurar a Sala do Empreendedor na Avenida Blumenau, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Outra opção é ligar no 3545-8381.