Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Solução. Mais uma vez, representantes da Prefeitura de Sorriso e da Quatto Empreendimentos, empresa loteadora do bairro Monte Líbano (I e II), região do Rota do Sol, buscam uma saída para otimizar a drenagem de águas pluviais na região do Parque Municipal Rota do Sol Adelino José João Valdameri.
Mesmo com o reforço feito pela Prefeitura, com a instalação de um talvegue nesta região do lago, é indispensável que sejam feitas novas ações para reforçar o sistema de drenagem neste ponto, já que a cidade cresceu de maneira intensa e drenagens de vários bairros acabam tendo como destino este local.
Na manhã desta sexta-feira (5 de agosto), em mais uma rodada de negociações, foi avaliada a possibilidade de permuta de uma área verde próxima à Avenida Blumenau. Basicamente, relatou o secretário interino da Cidade, Eduardo Sperotto, a proposta é que a loteadora execute a ação necessária para dar a vazão adequada à água da chuvarada por meio da troca de áreas de tamanhos muito semelhantes: a loteadora trocaria uma área de 12.696,96 m² por uma de 12.251 m², que pertence à Prefeitura.
Tal demanda já passou pelo crivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Sorriso (Condess) ainda em junho. “Agora, é preciso formalizar este processo em um projeto de lei e encaminhar à apreciação do Legislativo Municipal”, explicou o secretário de Administração do Município, Estevam Calvo, um dos condutores da análise desta manhã, que reforçou a necessidade de se encontrarem formas para conduzir este processo que é de interesse público por seu caráter social e ambiental.
A proprietária e administradora da Quatto, Beatriz Alves de Freitas e a auxiliar de Engenharia, Tatiane Matos, participaram da análise, que também reuniu secretários e demais servidores técnicos da Prefeitura.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).