Nos três espaços devem ser construídos cinco consultórios médicos – totalizando 15; em que, futuramente, alunos do curso de medicina irão exercer a prática clínica sob a orientação de médicos preceptores.  A expectativa é que já no início do ano letivo de 2024, os alunos da primeira turma do curso de medicina já possam atuar sob a orientação dos médicos preceptores. Os consultórios serão construídos pela Faculdade

“Essas obras terão um papel fundamental tanto na formação dos estudantes quanto no atendimento à população de Sorriso”, frisa o prefeito. Ari destaca que a equipe buscou escolher pontos estratégicos que atendam toda a área urbana, fortalecendo a infraestrutura em saúde hoje já ofertada pelo Município.

O PSF do Nova Aliança, por exemplo, deve receber uma ampliação de 224 m²; no Rota do Sol serão mais 194,5 m². “O São Mateus também receberá um novo espaço com cerca de mais 200 m²; essas são ampliações que irão reforçar a infraestrutura e também o material humano, já que em cada local haverá a colaboração direta dos estudantes de medicina”, frisa Ari.

Para o diretor geral da Atenas, Hiran Costa Rabelo, “a escola não pode trabalhar entre muros; há necessidade de compartilhar conhecimentos e o trabalho conjunto escola/município só tem sentido quando via rede SUS, que é o espaço do campo de práticas”, ressalta.

Além de apresentar e alinhar a planta de extensão dos três PSFs, Hiran e Roberto também adiantaram ao prefeito a intenção da Atenas em construir uma policlínica no atual espaço da faculdade. Essa ação será na sequência das obras dos PSFs. O que, para o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, reforça o compromisso social e humanitário com a saúde da população. “Dessa forma a faculdade se aproxima da população de uma forma humana”, diz.

Presente no encontro, o empresário Paulo Humberto Alves de Freitas, pontua que a iniciativa significa a extensão do ensino ofertado na Faculdade diretamente nos locais de atendimento à população.

A coordenadora do campus local da Faculdade Atenas, Lilian Caldeira Martins de Medeiros; o coordenador do curso de Medicina, Fernando Mundinho; e o secretário-adjunto de Cidade, Eduardo Sperotto, também acompanharam a discussão para alinhar todas as ações entre a Prefeitura de Sorriso e a Faculdade Atenas. A reunião contou ainda com a presença de representantes do Legislativo Municipal.