De acordo com a documentação, o convênio 922/2020 prevê a aplicação de R$ 1,5 milhão para a construção de uma nova quadra poliesportiva e ampliação de oito salas de aula e banheiros na Escola 13 de Maio. O convênio 923/2020, também orçado em R$ 1,5 milhão visa a construção de uma nova quadra poliesportiva e ampliação de oito salas de aula e banheiros na Escola José Domingos Fraga. Já o convênio 924/2020, de R$ 800 mil, prevê a ampliação de oito salas de aula e banheiros na Escola Arlete Cappelari. Por fim, o convenio 925/2020, orçado em R$ 350 mil, visa a construção de um refeitório na Escola Mário Spinelli.

“Essas assinaturas são resultado de um trabalho em parceria que estamos realizando com o Estado na educação estadual em Sorriso. O investimento financeiro será realizado pelo Estado e o município ficará responsável por licitar, gerir e fiscalizar as obras”, explica o prefeito. “Estamos felizes pelo Governo do Estado atender nossa solicitação e investir em um dos pilares do crescimento para qualquer município, que é a educação”, acrescenta Ari.

Além de Sorriso, outros 25 municípios também assinaram os convênios virtualmente, somando R$ 41.860.562,53 em investimentos para a construção de novas escolas estaduais e de quadras poliesportivas, ampliação de unidades, além da aquisição de micro-ônibus, mobiliários e equipamentos. Conforme o governador, Mauro Mendes, a cerimônia marca o início de uma série de ações em todo o Estado com o investimento total de R$ 900 milhões, destes, R$ 400 milhões somente em obras de infraestrutura, trata-se do programa “Mais Mato Grosso”.

Já o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que hoje é um dia histórico para a educação de Mato Grosso. “São 51 convênios que irão propiciar melhorias significativas na qualidade do ensino de todo o Estado”, disse.  Porto também salientou que a parceria com os municípios visa “ampliar o braço da Seduc e agilizar os bons resultados diminuindo o tempo para entrega das obras e serviços”.

Além do governador e do secretário estadual, a cerimonia virtual contou com a presença de deputados estaduais e representantes dos municípios contemplados. De Sorriso, acompanharam o evento em tempo real o prefeito Ari Lafin, a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Dreschler e o secretário de Cidade, Ednílson Oliveira.

Segundo o prefeito, com os quatro convênios assinados hoje, os processos licitatórios devem ser lançados pelo município em no máximo 60 dias. “Enquanto isso, vamos continuar trabalhando em conjunto com o Estado, temos a escola do Residencial Mário Raiter que será licitada nos próximos dias e a sede própria da Escola Militar Tiradentes que já foi licitada; são todos investimentos necessários e bem-vindos à educação do nosso município", finaliza.