Prefeitura Municipal de Sorriso

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Prefeitura e Desenvolve-MT debatem oferta de linhas de crédito

Publicado em 07 de abril de 2022 às 10:22

Ampliar a oferta das linhas de crédito para pequenos e médios empresários. Foi para discutir essa pauta que o prefeito Ari Lafin recebeu nesta manhã (07), o presidente da Agência de Fomento Desenvolve-MT, Jair Marques, acompanhado da equipe técnica.

Na reunião, Ari destacou a importância do trabalho da Desenvolve-MT, principalmente no período de pandemia. “A Agência disponibilizou um crédito emergencial para os microempreendedores individuais, microempresa, empreendedores do trade turístico (e esse valor foi essencial para o enfrentamento dos impactos financeiros do coronavírus na economia”, diz. “Muitos dos nossos empresários ainda sofrem com os efeitos da pandemia e é essencial esse reforço econômico”, completa Ari.

De acordo com os dados da Agência,já foram aprovados para Sorriso 20 processos que ultrapassam os R$ 495 mil em investimentos. Há também 62 em fase final de análise;  destes a previsão é liberar 40 nos próximos dias. “Os demais – 22 processos – têm algumas pendências como falta de documentos que devem ser sanadas em breve”, explica o presidente da Desenvolve MT, Jair Marques.

O presidente destaca que o Governo do Estado lançou no fim de 2021 dois novos programas: o Mulher e Jovem Empreendedor, que visam estimular o fortalecimento das empresas, além de fomentar a geração de emprego, renda e o desenvolvimento dos negócios em Mato Grosso. “Nossas análises apontaram que 73% dos novos empreendedores são mulheres; muitos dos novos empreendimentos nascem por necessidade”, pontua Jair.

A nova linha oferta crédito no valor de até R$15 mil para microempreendedor individual (MEI), micro e pequena empresa. O prazo para pagamento é de até 42 meses, com seis meses de carência e taxa de juros de 0,37% ao mês. Durante o período de carência, o empresário paga somente o valor do juro, que fica em R$ 75,00 mês para o valor de até R$ 15 mil.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Cláudio Oliveira, pontua que quem deseja informações sobre essa ou outras linhas de crédito, é só entrar em contato com a equipe da Sala do Empreendedor, anexa à Secretaria, na Avenida Blumenau, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira. Além da equipe que atende diretamente na Secretaria, ainda há pontos de atendimento no Ganha Tempo, nos Distritos de Primavera e Boa Esperança e o atendimento itinerante que percorre as comunidades do interior.

Outra opção para conhecer um pouco mais é acessar a página da Agência no endereço http://www.desenvolve.mt.gov.br/.

Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Reginaldo de Souza