Elton Dal Molin, presidente da Associação ressaltou o pioneirismo da Associação do Barreiro para garantir asfalto sempre bom para ir e vir. “O Barreiro certamente é exemplo de um trabalho pioneiro, em que a soma de esforços resulta em benefício para todos”.

Compreenda

A Rodovia do Barreiro, composta por trechos de três estradas originalmente estaduais foi municipalizada em agosto do ano passado. Por meio do decreto 939, o Governo do Estado de Mato Grosso passou ao Município de Sorriso o domínio e o patrimônio imobiliário de 59,97 quilômetros da MT 487, do entroncamento com a BR-163 até o entroncamento com a MT 222; e 37,59 quilômetros da MT 443, entre o entroncamento com a MT 487 e o entroncamento com a MT 242.

A Rodovia do Barreiro foi uma das contempladas com o serviço de restauração, dentro de um lote de R$ 80 milhões em investimentos em infraestrutura executados pelo Governo do Estado em Sorriso nos últimos três anos. Dentro deste lote,  R$ 9 milhões tiveram como destino a restauração de 55 quilômetros de trechos já asfaltado nas duas MTs. Outros R$ 20 milhões devem garantir que outros trechos, ainda de terra, passarão a contar com pavimentação.

Pois bem, com essa melhoria executada na região, à época, o Estado solicitou que as cancelas do pedágio – que já existia antes do recapeamento - fossem abertas e a Associação de Produtores do Barreiro, que atuava na manutenção dos trechos, deixasse de cobrar o pedágio. No entanto, a argumentação dos produtores foi que, com a melhoria do trecho, o tráfego de veículos triplicou na região, o que, consequentemente, estava impactando diretamente na necessidade de manutenção das vias.

A partir daí, teve início então a gestão junto ao Governo do Estado para a municipalização destes trechos, o que se concretizou em agosto do ano passado. Depois deste trâmite, teve início o processo para concessão para gestão da praça de pedágio, o que demandou autorização do legislativo e, depois disso, todo o trâmite para seleção da instituição para gerir a praça, via chamamento público.