O prefeito Ari Lafin destacou ao promotor Márcio Florestan o anseio da Administração em implantar uma maternidade municipal. “Participamos de uma reunião com o governador Mauro Mendes na sexta-feira (24) e combinamos em abrir uma maternidade no prazo de 60 dias”, salientou Ari. “A partir disso, estamos trabalhando nas tratativas sobre a implantação de um hospital maternidade municipal; sou favorável, defendo esse anseio, porém é preciso maturidade e atentar para os números de implantação e a responsabilidade da manutenção, os custos devem ser muito bem discutidos” afirmou o prefeito.

Um dos itens para a implantação da maternidade nesse momento é discutir a terceirização dos serviços para acelerar o processo. Ari explicou ao promotor que o compromisso de abrir uma maternidade visa desafogar o Hospital Regional de Sorriso para outros atendimentos.

“Contudo, precisamos da ajuda do Ministério Público tanto no processo de implantação como na criação de critérios para atendimento”, disse. Um dos itens é justamente especificar que para realizar o parto na futura maternidade municipal, a gestante deve ter feito o acompanhamento de pré-natal na rede dos Programas de Saúde da Família (PSFs) de Sorriso. Segundo o promotor, o Município tem o apoio do MP em ações que visam melhorar a qualidade de vida da população.

A intenção, após a reunião de ontem é criar um grupo de trabalho permanente, sobre a presidência do secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, juntamente com o Ministério Público, Poder Legislativo e o Conselho de Saúde para nesse primeiro momento, contratar a terceirização dos serviços de maternidade.