Com a frase: “Cuidar para ser cuidado”, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social (Semas), está trabalhando a temática. No município, o atendimento à pessoa idosa é feito por profissionais especializados no Centro de Referência da Assistência Social (Creas), que oferece apoio e orientação a indivíduos e famílias vítimas de todo tipo de violência. Além desse amparo, os idosos contam com toda uma rede social de suporte físico e emocional.

De acordo com a psicóloga Andrea Jascowski, a maior parte dos casos de violação de direitos de idosos que chegam ao conhecimento do Creas estão relacionados à negligência e abandono. Essas violações ocorrem por diversas razões, dentre elas o abandono dos filhos pelos pais na infância, conhecido como abandono afetivo inverso.

“Para falar de idosos é preciso voltar ao passado e ver como foi o vínculo dele com a família, porque é na velhice que isso vai refletir. Geralmente os idosos são abandonados por suas famílias porque não cuidaram delas quando os filhos eram pequenos. São filhos que hoje não querem, não podem ou não conseguem cuidar dos pais, em função desse abandono sofrido no passado”, frisa.

Segundo Andrea, para garantir um envelhecimento saudável e tranqüilo é necessário que os vínculos sejam construídos ao longo dos anos dentro do contexto familiar. “A família é a base para a construção desses vínculos”, garante.

A assistente social do Creas, Marcia Milesi, explica que o abandono não é necessariamente físico, pode ser também resultado de agressões, alcoolismo, maus tratos ou até abusos sexuais praticados pelo pai no ceio familiar e isso vai se perpetuando de uma maneira que quando chega a vida adulta desses filhos, os pais - então na velhice, acabam sendo abandonados com essa justificativa.

“Percebemos, muitas vezes, que por traz de um idoso abandonado há uma família que sofreu abandono. Não podemos generalizar, mas a maioria dos casos que chegam até nós são de idosos negligenciados que sofreram rompimento de vínculos afetivos com a família devido ao abandono dos filhos ou por violações de direitos destes enquanto crianças ou adolescentes", complementa.

Marcia conta ainda que, em muitos casos, são idosos que tiveram problemas com o alcoolismo ao longo da vida e se afastaram da família. “Muitos vivem longe da família há anos porque caíram no mundo em função do vício do álcool, e muitas vezes a família perdeu o contato”.

A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, alerta para as violações dos direitos dos idosos e a importância da denúncia em casos de abandono ou maus tratos.

“Quando uma denúncia é feita, o Creas é acionado para que sua equipe verifique se a acusação procede. Uma vez identificada a violação, a equipe tenta fazer a regulação do direito e, se isso não for possível, é encaminhada para o órgão competente para que as devidas medidas sejam tomadas”, explica Jucelia.

As denúncias podem ser feitas ao Ministério Público, Defensoria Pública, Disque 100, 190, e na Secretaria de Assistência Social.

Os idosos do município contam ainda com o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), destinado à prática de atividades físicas e promoção de momentos de lazer e descontração. Lá também recebem orientações quanto a maus-tratos físicos e psicológicos, abandono, exploração financeira, entre outros tipos de violência praticada contra idosos. Desde o ano passado, o CCTI está com as atividades paralisadas devido da pandemia do Covid 19.