Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Um espaço maior e mais propício para atender o cidadão. Essa é a proposta da nova sede da Secretaria de Segurança Pública Trânsito e Defesa Civil. Contudo, não se preocupe. O endereço do espaço continuará o mesmo, na Avenida Rio Grande do Sul, n.º 213 no Benjamim Raiser. O prefeito Ari Lafin pontua que o projeto da obra já foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria da Cidade.
De acordo com o projeto são 872 m² de edificação; com mais um barracão de 300 m², além da reforma de adequação de um barracão já existente de 72,85 m², totalizando uma área de 1.244,85 m². O espaço deve abrigar a sede da Secretaria, a Guarda Municipal, Defesa Civil e área de pintura. A intenção é licitar no fim de novembro. “Vamos licitar a construção com pré-moldado justamente para garantir agilidade no processo, mas essa é uma obra de no mínimo dois anos e com investimentos superiores a R$ 3 milhões”, frisa Ari. E assim que começar a edificação, a pasta deve seguir para um espaço alugado, ainda não definido.
O gestor da Semsep, José Carlos Moura, destaca que a meta é ofertar todos os serviços realizados pela Secretaria em um único endereço. “Hoje temos um alto número de serviços inseridos na Semsep e o local é insuficiente, sabemos que vai demorar um pouco, mas a construção de uma sede nova e maior é fundamental para que continuemos prestando bons serviços à comunidade”, diz.
Além do prefeito e do secretário Moura, também discutiram o projeto e a necessidade da obra o adjunto da pasta, Emiliano Preima; o gestor da Semcid, Eduardo Sperotto; o responsável pela Secretária de Fazenda, Sérgio Kocová e o economista da Prefeitura, Ednilson Oliveira.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).