A Administração Municipal de Sorriso, por meio dos agentes de trânsito, deram início, nesta manhã (23), a distribuição da “Cartilha do Ciclista”, elaborada pelo Ministério das Cidades. Os primeiros locais visitados foram escolas municipais e todos os ciclistas foram orientados sobre noções de legislação, sinalização e regras de circulação e segurança.

Segundo o coordenador do Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito, Márcio Pires, o objetivo é esclarecer e conscientizar ciclistas, condutores de veículos motorizados e pedestres sobre como manter uma convivência pacífica entre todos.

“Esta publicação mostra a bicicleta como modo de transporte e esclarece ao ciclista os cuidados de equipamentos de proteção e manutenção. Estamos orientando-os como agir no trânsito, esclarecendo que eles pedalem sempre no mesmo sentido dos demais veículos, nunca na contramão, e que sinalizem antes de virar. É importante que o ciclista tome as precauções para que o seu deslocamento seja seguro”, explica Márcio.

O material impresso traz informações não apenas para os ciclistas, mas também para os condutores de veículos motorizados. “A cartilha é recomendada não apenas para os ciclistas, mas também para os motoristas que encontram muitos ciclistas no caminho e não sabem lidar com eles”, frisa o coordenador.

Para os ciclistas que quiserem ter acesso a cartilha, o material está disponível para download na internet pelo link, ou direto no site do Ministério das Cidades (http://www.cidades.gov.br/).