Para a gestora da pasta, o fomento à cultura é importante, pois assim como a educação, é instrumento de formação do cidadão. “Todos nós somos produtores da cultura em que vivemos e, ao mesmo tempo, somos produtos dessa cultura na medida em que somos transformados e modificados por ela. Precisamos apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais, seja na música, na dança, nas artes visuais, enfim, em todas as suas formas de expressão”, afirma Lúcia Drechsler.

Para as crianças e adolescentes, o Departamento de Cultura oferece variadas oficinas culturais, que têm como objetivo estimular o desenvolvimento social, cognitivo e motor, com a potencialização das habilidades artísticas.

Ofertadas duas vezes por semana, no contraturno escolar, as aulas são ministradas em vários polos culturais, incluindo os distritos de Boa Esperança e Primavera. As oficinas abrangem diversas modalidades artísticas, como balé, desenho e pintura, violão, flauta, teclado, teatro, fanfarra, ginástica rítmica, capoeira, karatê, canto e artesanato.

De acordo com a secretária-adjunta da Semec, Marisa Netto, o contato com atividades culturais é um hábito positivo para a formação das crianças. “Essas práticas estimulam, por exemplo, a descoberta de habilidades, além de possibilitarem interação e perda da timidez. Quando as crianças deixam de ser apenas expectadoras e passam a interagir de forma prática com as artes, os ganhos são enormes”, destaca.

Quem passar pelos viadutos da BR 163, no perímetro urbano de Sorriso, pode apreciar as lindas pinturas artísticas que estão sendo feitas pelos artistas sorrisenses Nonato e Thais Gomes. Eles foram os vencedores do edital de artes visuais que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) lançou no período de pandemia, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), que conta com a aplicação dos valores captados pela Lei Aldir Blanc.

As obras abordam as temáticas “Teles Pires” e “Árvores do Cerrado”; e, além dos viadutos, o incentivo contempla a execução de obras em outros pontos da cidade, como a Torre do Marco Zero e a Biblioteca Monteiro Lobato.

Os artistas plásticos do Departamento de Cultura estão fazendo também pinturas artísticas em escolas e Cemeis. “As obras de arte que o projeto contempla demonstram o DNA cultural de nossa cidade e estão embelezando e colorindo esses espaços”, destaca o diretor de Cultura, Antônio de Paula Ferreira.

Neste mês de maio, o Departamento de Cultura disponibilizou a sociedade a exposição “Cantos e Encantos de Sorriso”, trazendo 14 telas que contam a história de Sorriso por meio da arte. A mostra faz parte das atividades alusivas ao aniversário de 35 anos de Sorriso.

As obras ficaram expostas no saguão do Paço Municipal e agora estão no Ganha Tempo, para que mais munícipes possam prestigiar o trabalho. Os quadros foram pintados pelos artistas plásticos Cold Antônio, Wilter Carlos, Ivone Saldanha, Alexandre Martines e Marines Riboli, professores que ministram as oficinas de arte do Departamento de Cultura. As telas, acompanhadas de um histórico sobre cada local, representam as Praças da Juventude, das Fontes e Integração; a Prefeitura Municipal; o Parque Ecológico Claudino Frâncio; a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato; o Aeroporto Regional Adolino Bedin; Centro de Eventos Ari José Riedi; Salto Magessi; Torre do Saber; e a Mulher Agricultora.

Dentre as ações promovidas pelo Departamento de Cultura, está ainda a encenação de peças teatrais para um trânsito mais seguro. A ação integra o Maio Amarelo, movimento nacional que tem como foco a promoção de um trânsito mais humanizado. Para isso, a ideia é difundir a máxima de “menos velocidade” e “mais empatia”.

Para inserir esta dose extra de empatia por meio da sensibilização chocante, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), das forças de segurança; e também do talento e da entrega dos atores que integram os quadros do Departamento de Cultura e do Grupo Thespis.