Os detalhes do planejamento foram apresentados pelo prefeito Ari Lafin, no auditório Magessi do Centro de Eventos Ari José Riedi. O evento também foi transmitido pela página da Prefeitura no Facebook, para que a população pudesse ter acesso aos investimentos que a gestão já fez no esporte e quais os projetos para os próximos anos.

De 2017 a 2021

Entre os anos de 2017 e 2020, para a revitalização e reforma dos ginásios poliesportivos Domingão, Fermino Maleski, Flor do Cerrado e do Distrito de Boa Esperança, a Prefeitura investiu cerca de R$ 520 mil. Já na reforma de quadras poliesportivas de algumas escolas municipais, praças e distritos, o investimento foi de mais de R$1 milhão. A instalação de 34 playgrounds e aquisição de 14 academias ao ar livre e a revitalização de outras 14 somam o valor de R$ 1,4 milhões; a revitalização do Estádio Municipal José Egidio Preima, da quadra de basquete da Praça da Juventude, e o mini estádio do São Domingos perfazem um investimento de mais R$ 234 mil.

Em 2021, a Prefeitura investiu cerca de R$ 3,6 milhões em Esporte e Lazer, com a entrega de campos sintéticos de futebol society no ginásio Fermino Maleski, no Distrito de Boa Esperança e nos bairros São José, Bom Jesus e São Domingos. A troca da iluminação em ginásios e quadras poliesportivas e construção de alambrados; reforma da sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; e construção de vestiários no ginásio do Bom Jesus também estão entre as ações realizadas pela Administração Municipal neste período.

Até 2024

Dentro do volume de investimentos previstos para a pasta nos anos de 2022 a 2024 estão em torno de R$ 48 milhões, que serão destinados a construção do Centro Olímpico Municipal; de um Ginásio Olímpico; da pista de Atletismo; do Autódromo Municipal; a construção de quadras poliesportivas cobertas e campos sintéticos de Futebol Society; construção de um ginásio poliesportivo anexo à Escola Rota do Sol; e investimentos em praças, playgrounds e academias ao ar livre.

Outros investimentos

Além de espaços revitalizados oferecendo ambientes mais agradáveis à prática esportiva, a Prefeitura de Sorriso segue com investimentos contínuos para promoção e fortalecimento de diversos setores que envolvem o esporte de um modo geral, como a realização de competições municipais, estaduais e nacionais; o programa Atletas do Futuro; entrega de kit´s esportivos para atletas; o fortalecimento do Conselho Municipal do Desporto; os Jogos Olímpicos Municipais; apoio a realização de encontros de som automotivos; continuidade e fortalecimento da zumba e axé; dentre outros segmentos.

“Nosso objetivo é ofertar mais opções de lazer e esporte para a população, contemplando os esportistas de todas as modalidades; além de promover saúde e bem estar a todos os munícipes”, explica o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Volume global de investimentos

De acordo com o planejamento estratégico, a Administração Municipal tem como meta investir mais de R$ 50 milhões em Esporte e Lazer nesta gestão, com ações que vão desde o trabalho de formação de atletas, até o cuidado com a saúde física e psicológica da população, com a promoção de lazer, saúde e qualidade de vida. “Tudo o que mostramos aqui reforça o compromisso da gestão com o esporte. Estamos revitalizando nossos espaços esportivos e construindo novos, tudo para ofertar ambientes agradáveis para que toda a comunidade possa desfrutar de momentos de descontração e dos benefícios do esporte”, finaliza Ari.