Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
É com imensa tristeza que a Prefeitura de Sorriso comunica o falecimento na manhã de hoje (2 de junho) da servidora Lucinda Almeida da Silva, que completaria 34 anos no dia 13 de dezembro. Lucinda integrava o quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) como professora desde 2014. Atualmente, ela lecionava na Escola Municipal Rui Barbosa e também no Colégio Regina Coeli, da rede privada.
A professora estava internada no Hospital Regional de Sinop lutando contra a Covid-19. Na declaração de óbito foram relatadas a diabete tipo 1 e a obesidade como comorbidades. Esta é a 186.ª vítima da Covid-19 em Sorriso.
Na Escola Rui Barbosa, não haverá aula hoje à tarde e nem na sexta-feira, visto que amanhã já não haveria aula por conta do feriado de Corpus Christi. Em todas as demais unidades escolares da rede municipal, a aula está mantida na tarde de hoje por não haver tempo hábil para dispensar os alunos, mas na sexta, não haverá aula em respeito ao luto pelo falecimento da professora Lucinda. As aulas no Colégio Regina Coeli também foram suspensas hoje à tarde e sexta-feira.
A Administração Municipal, mais uma vez, lamenta a perda desta servidora que tanto cativou alunos, pais, colegas e demais integrantes da comunidade escolar com sua vivacidade e paixão pela educação e se solidariza aos familiares, colegas e amigos neste momento de grande tristeza, justamente em um dia em que a comunidade escolar celebra o início da imunização de professores contra a Covid-19.
Assim como estende suas condolências à família e aos amigos de Lucinda, a Administração Municipal também desdobra seu pesar a todas as famílias que perderam entes queridos para esta doença e reforça que manter os cuidados para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus é mais que um gesto de segurança, é um gesto de amor consigo mesmo e com o próximo.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).