Mesmo enfrentando a difícil batalha contra a pandemia da Covid-19, a prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, vem proporcionando aos cidadãos a oportunidade de realizarem procedimentos cirúrgicos de pequena e média complexidade, por meio do programa “Mais Cirurgias”.

Na manhã desta sexta-feira (09), o prefeito Ari Lafin recebeu o secretário de Saúde e Saneamento Luis Fábio Marchioro, juntamente com o secretário adjunto, Devanil Barbosa, para uma prestação de contas dos procedimentos realizados até o momento.

A prestação de contas detalha que, de janeiro a junho deste ano, foram realizadas 812 cirurgias, alcançando o investimento no valor de R$ 1.503.228,80 de recursos públicos do município aplicados no programa “Mais Cirurgias”.

O prefeito Ari Lafin ressaltou a importância do programa, onde mesmo passando por um momento difícil de pandemia, a população sorrisense tem acesso a procedimentos cirúrgicos. “Apesar de todas as dificuldades, estamos conseguindo proporcionar acesso a procedimentos cirúrgicos à nossa população, parabenizo o empenho de toda a equipe da secretaria de Saúde e à Câmara de Vereadores, que também é parceira do município neste importante programa”, destacou Lafin.

A Câmara de Vereadores é parceira no programa “Mais Cirurgias”, pois parte do valor utilizado nestes procedimentos integram o duodécimo devolvido pela Câmara em 2020. A previsão é investir R$ 3 milhões na aquisição dos procedimentos até dezembro de 2021. As cirurgias mais realizadas são ginecológicas, vesícula, varizes, oftalmológicas, procedimentos de biópsia, dentre outras.

As cirurgias são realizadas em pacientes que aguardam na fila de espera do SUS, como explica o secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro. “São cirurgias eletivas em pacientes que aguardam na fila de espera do SUS, que mesmo não sendo de responsabilidade do município, a prefeitura de Sorriso, por meio do programa Mais Cirurgias, desenvolvido pela secretaria de Saúde está realizando estes procedimentos, que são feitos em hospitais particulares de Sorriso, Nova Mutum e Cuiabá”, destacou Marchioro.

Também participaram da reunião de prestação de contas, os secretários de Administração, Estevam Húngaro Calvo Filho; de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura; e de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira.