A Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Saúde e Saneamento inaugurou, na tarde de ontem (9), a Unidade de Saúde da Família XIII Centro Sul. A unidade funcionava junto ao Posto Central, juntamente com outras três unidades. Na cerimônia esteve presente o prefeito Ari Lafin, acompanhado da primeira dama Jucélia Ferro, vice-prefeito Gerson Bicego, todos os secretários municipais, representantes da câmara de vereadores, representante do Conselho Municipal de Saúde e moradores.

“Desde quando assumimos a secretaria de saúde, já vimos a necessidade urgente de desmembrarmos uma das unidades que funcionavam no posto central, haja vista  que a estrutura era pequena para atender as quatro unidades e passamos a sondar alguns lugares na região central, foi então que encontramos esse prédio  espaçoso e com uma localização perfeita para a instalação da unidade Centro Sul. Lugar amplo e climatizado trazendo conforto para os moradores e um ambiente mais digno para nossos servidores. Para nós é uma satisfação inaugurar esse local hoje, uma estrutura moderna, a nível do povo sorrisense”, pontuou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

A USF XIII Centro Sul continuará atendendo os moradores da região sul do centro de Sorriso, que é composta pela região central, parte do Bairro Bela Vista e Jardim Alvorada.

Em seu discurso o prefeito Ari Lafin, lembrou que mesmo em um período critico que a saúde nacional enfrenta, o município ainda consegue avançar na área de saúde.

“Tenho muito orgulho de ser prefeito desta cidade, ver a saúde avançando, e melhorando mais e mais a cada dia. Até porque o Brasil vive um momento de caos no assunto saúde pública. Recentemente fui a Brasília em busca de recursos para investirmos em Sorriso e quando passei pelo Ministério da Saúde, a palavra que mais se ouvia lá era que não tinha recursos para investimentos, todos os dias na imprensa nacional é anunciado que o país não tem dinheiro para investir na saúde. E nós aqui em Sorriso, temos a alegria de ver pessoas fazendo cirurgias de olhos, de amígdala, de útero, de hérnia além de exames como ressonância e tomografia, tudo pago com recursos da Prefeitura de Sorriso. A maior honra que um gestor pode ter é saber que ele, ajudou  muitas pessoas que sofriam com um problema de saúde, por isso me sinto muito feliz por esses avanços, pois esta  é a terceira unidade de saúde entregue nesta gestão, além dessa foram abertas as unidades dos bairros Mário Raiter e Santa Maria/Pinheiros III,  lembrou Lafin.

O prefeito lembrou ainda das ações que serão realizadas na saúde até o final do ano.

“Estamos inaugurando esta unidade de saúde, a unidade do Bairro Rota do Sol está em fase bem adianta de ampliação, vamos lançar essa semana na área de saúde a construção da sede própria do CAPS, nós próximos meses deveremos dar início a construção da Farmácia 24h que será construída ao lado da UPA, e na sequência vamos dar início a construção da Policlínica na região Leste, através do financiamento. Então nosso balanço sobre a saúde é muito positivo”,  ressaltou ele.

Ainda na oportunidade Lafin, solicitou ao secretário de Saúde e Saneamento que reúna com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Acácio Ambrosini e secretário da Cidade Ednilson de Oliveira, para que seja discutido a reforma de todas unidades de saúde.

“Quero que vocês reúnam e vejam como vamos fazer, pois determino aqui que todas unidades de saúde deverá ser reformadas até o fim deste ano”, definiu o prefeito.