A noite de segunda-feira (1º de agosto) foi de festa para os sorrisenses, ocasião em que a Prefeitura de Sorriso inaugura o primeiro museu da cidade, - o Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser -, localizado na Praça da Juventude.

Dotado de uma arquitetura moderna e com amplos espaços, o local foi pensado para preservar e contar a história de Sorriso, no espaço histórico que leva o nome do pioneiro Darci Luiz Sganderla. O espaço cultural, destinado ao artesanato, homenageia a artesã Marílha Picolli. Tudo projetado, nos mínimos detalhes pelo arquiteto sorrisense, Ernani Guimarães. São dois espaços que se completam que tem o objetivo de promover a preservação do patrimônio histórico do Município e da região - por meio do resgate e organização documental do acervo memorial existente – o Centro Histórico-Cultural é um espaço dinâmico e interativo, de incentivo à produção cultural.

O pioneiro e idealizador do projeto, Eugênio Ernesto Destri, autor do livro que, através de fotografias, conta a saga dos pioneiros, com destaque às famílias que chegaram ao município, nas décadas de 70 e 80 e enfrentaram toda sorte de adversidades, cedeu o acervo que compõem a mostra “Sorriso ontem, Sorriso hoje”. Outra exposição fotográfica “Encantos da Nossa Terra – Sorriso para o mundo", com as 40 fotografias premiadas nos temas “Natureza”, “Pontos Turísticos” e “Desenvolvimento Econômico”, completa as exposições permanentes.

Durante a cerimônia de inauguração, Eugenio Destri, disse que seguiu o conselho, de uma pessoa muito querida, de não deixar a história de Sorriso no ‘achismo’, passando a guardar as fotografias que poderiam lembrar a transformação do cerrado em povoado. Com o apoio da esposa Vera Lucia, das filhas e dos pioneiros foi possível lançar o livro.   Depois, era preciso um espaço para que todo esse material não se perdesse e foi na Prefeitura que encontrou respaldo para a construção desse espaço. “Dessa maneira, foi possível a realização de um sonho e hoje inauguramos essa obra que fica à disposição de todos, para ser utilizada nas pesquisas escolares, nas visitações das pessoas que vierem a Sorriso”, disse agradecido.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler, esteve nesse projeto desde a sua idealização. Ela lembrou o início do projeto, destacando o trabalho, em conjunto, com a participação dos poderes legislativo, executivo e judiciário. “Aqui, além de realizar o sonho dos pioneiros está eternizada a história de Sorriso. Tudo foi preparado com dedicação e carinho dos servidores envolvidos nesse projeto e cuidaram de cada detalhe para que as pessoas que aqui vierem possam ouvir, vivenciar e presenciar as histórias contadas pelos nossos pioneiros”, comentou.

O prefeito, Ari Lafin, discursou sobre a importância da união em prol de uma causa, enfatizando o trabalho de todos a partir dos colonizadores e pioneiros que por ter acreditado, sonhado e realizado. Aqui chegaram, nas décadas de 70, 80 e 90 e, com muito trabalho, implantaram no meio do cerrado, uma nova cidade. “O espaço que hoje inauguramos representa, além do início da nossa história, também o presente. Nosso compromisso, enquanto gestores do município e sociedade organizada, é pensar no futuro garantindo que o desenvolvimento chegue a todos. Vamos continuar trabalhando, buscando novas oportunidades para a economia local, valorizando nosso maior patrimônio que é o nosso povo", pontuou.

Para Maria Amélia de Souza Rossi professora, historiadora e coordenadora do Centro Histórico de Sorriso, a inauguração desse espaço tem o propósito de guardar a história de Sorriso e representa a realização de um sonho. “Quando cheguei em Sorriso fiquei maravilhada por encontrar uma história acontecendo, com as fontes vivas. Logo pensei: temos que, num futuro próximo, criar um espaço que além de eternizar a história dos pioneiros futuramente registrar nossas raízes sorrisenses”, colocou.

Horário de atendimento:
Inicialmente o atendimento ao público será das 8h às 17h sem interrupção. Posteriormente, de acordo com a procura, a intenção é abrir nos finais de semana, no final da tarde. No local o ingresso é livre e gratuito para os sorrisense e visitantes.