Prefeito de Sorriso Ari Lafin anunciou na manhã de segunda feira (11), um investimento de  cerca de 350 mil reais em procedimentos cirúrgicos e cirurgias eletivas, com recursos do município. O lançamento do Programa Mais Saúde, foi realizado no Paço Municipal e contou com a presença do vice prefeito Gerson Bicego, vereadores, secretário de saúde Devanil Barbosa, secretário de governo e segurança Luís Fábio Marchioro e do suplente de deputado Ederson Dalmolin.

Através do Programa Mais Saúde o município estará custeando as cirurgias de Hérnias, Histerectomia, Colecistectómia, Amigdalectomia, Adenoidectomia e cirurgias oftalmológicas (Cataratas e Pterígio). Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica e protocolado na Central de Regulação Municipal. O processo para as cirurgias eletivas deverá seguir a prioridade dos casos feitos pelo médico regulador e o tempo de espera. No total serão cerca de  450 procedimentos cirúrgicos.

“Nós começamos a gestão com um enfrentamento a ser feito, que é as demandas de cirurgias eletivas, é uma demanda crescente a cada dia, que nós como gestor temos que dar uma resposta para população. Junto com nossa equipe buscamos uma forma de solucionar essas demandas. Então estamos desenvolvendo esse primeiro mutirão de cirurgias, que também atenderá vários procedimentos, como por exemplo, exames complementares que precisam ser feitos antes dos procedimentos. Acreditamos que esse mutirão vamos diminuir bastante a fila de espera  e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, explicou o secretário de saúde e saneamento Devanil Barbosa.

Nos dias 22 e 23 deste mês estará sendo realizadas as primeiras avaliações dos 140 pacientes que faram cirurgias oftalmológicas nos dias 7 e 8 do mês de outubro, no Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) em Sorriso. O processo para os demais procedimentos já estão em andamento.

"O Programa Mais Saúde, foi discutido e debatido nos últimos 15 dias no Gabinete de Gestão da Saúde e também com os vereadores, com o objetivo de aplicarmos recursos que já tínhamos junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, no valor de 220 mil reais e outros recursos orçado em cerca de R$350 mil e podermos realizar cerca 450 procedimentos de saúde" explicou o prefeito Ari Lafin.

A preocupação do prefeito é com as pessoas que aguardam muito tempo por um procedimento e que sofre por isso, "esse programa vai agilizar a cirurgia de pessoas que esperam muito tempo na fila e precisa com urgência", disse ele.  E aproveito para anunciar que deve lançar nos próximos dias novo "pacote" para custear cirurgias.

"A noticia é que vamos continuar priorizando a saúde, nos próximos dias devemos estar lançando outro pacote com outros valores em parceria com os hospitais da rede particular, 13 de Maio, Nossa Senhora de Fátima  e o Cândido Portinari, isso faz com que possamos acelerar alguns procedimentos que já são esperados a longa data e diminuir o sofrimento de nossos pacientes e sempre priorizando a questão da saúde em nosso município, com o apoio total da câmara de vereadores, que tem feito a grande diferença nesses programas”, ressaltou o  Lafin.