O espaço será construído no Parque Tecnológico Luiz Giroletti, e deverá abrigar a pista e os boxes do kart; uma pista de aeromodelismo, para pouso e decolagem de aeronaves de pequeno porte; uma pista de arrancadão; e local para realização de campeonatos de som automotivo, tudo com estacionamento e arquibancadas integrados.

O grupo de trabalho será conduzido pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, pasta responsável por gerir o Parque; com a participação direta dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira; de Cidade, Eduardo Sperotto; de Governo, Hilton Polesello; e de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

O projeto para o empreendimento está sendo desenvolvido e deverá ser apresentado em torno de 30 dias. O Município irá ceder uma área - em torno de 5 hectares -, por meio de cessão de uso à Associação Kartistas de Sorriso pelo período de 15 anos. Alguns empresários pretendem investir na construção da pista de kart.

“O Kart é uma modalidade esportiva bastante difundida no Estado e Sorriso conta hoje com pilotos se destacado em campeonatos regionais e brasileiros, porém precisam se deslocar à Sinop para treinar. Com a construção da pista, Sorriso contará com mais uma modalidade esportiva, que trará campeonatos importantes para a cidade, incentivando a prática do esporte e fomentando o comércio local”, diz o presidente da Associação, Jean Augusto Brandt. “Nossa intenção também é ceder um espaço dentro do Kartódromo para estudantes de engenharia desenvolverem, junto aos pilotos, projetos de melhoria tanto mecânica como de engenharia”, acrescenta.

“O Parque Tecnológico é um local apropriado para a construção do Kartódromo, por ser afastado do perímetro urbano. O Município estará cedendo esse espaço para uso da Associação como forma de incentivo ao kart e demais práticas esportivas que o empreendimento irá contemplar”, frisa o prefeito.

Sorriso já conta com um piloto de kart entre os melhores do país. Em 2021, Francisco Camilo Neto conquistou títulos nacionais - foi vice-campeão Sul-brasileiro de kart pela Rok Kids e vice-campeão da categoria Cadete na disputa da 56ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, realizada no kartódromo internacional Beto Carrero, em Penha (SC).