Gisele, que teve o primeiro contato com a Libras há 15 anos, fez um Atesto há muito tempo e não teve muito sucesso. No entanto, continuou estudando muito e agora exibe, toda feliz, a aprovação. Ela, que também trabalha na padaria de sua família, conta com orgulho que foi atender um cliente e reconheceu que era um ex-aluno surdo. “Ele ficou muito feliz quando eu pedi, em Libras, se ele queria um pastel de carne ou frango” relata.

Para Ataíce, que integra, há dois anos, os quadros da Prefeitura de Sorriso, por meio da Semec, formar mais tradutoras é indispensável para a universalização do atendimento aos surdos. “É preciso que se entenda o nível linguístico do surdo para ajudar na mediação em sala de aula e, para isso, a pessoa que faz essa interpretação, precisa de muito conhecimento e habilidade”, ensina.

“O papel da Ataíce tem sido fundamental neste sentido, de ampliar a formação de mais profissionais e, desta maneira, permitir que os surdos possam ser efetivamente integrados a toda a sociedade, desde a família, escola e mercado de trabalho também”, destaca a secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Dreschsler.

O prefeito Ari Lafin enalteceu a conquista das três servidoras e enfocou a ampliação do olhar sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais (PNEs), com destaque para os surdos, por parte do Governo Federal. “A primeira-dama Michele Bolsonaro tem uma atenção especial ao atendimento aos surdos em esfera federal e vejo que aqui também estamos evoluindo de maneira muito positiva neste sentido, tanto nas ações da Semec, lideradas pela secretária Lúcia, assim como nas atividades desenvolvidas pela pasta da Assistência Social com foco na inclusão social, conduzia pela nossa primeira-dama Jucélia”, analisa o gestor.

Atesto

O atesto, voltado para pessoas que dominam a Língua Brasileira de Sinais (Libras), mas não possuíam certificado emitido por um órgão especializado, foi promovido, pela primeira vez em Sorriso, em dezembro do ano passado por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).