Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Transparência

Prefeitura concentra esforços na recuperação da iluminação da BR-163, tapa-buracos e revitalização asfáltica

Publicado em 01 de junho de 2021 às 09:53
Confira ações desenvolvidas pela Semosp na manutenção da infraestrutura urbana em maio e abril

Um trabalho intenso, constante e voltado a garantir que os espaços públicos estejam sempre em boas condições para serem utilizados pelos sorrisenses e também pelas pessoas que passam pelo Município. Por meio das equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a Prefeitura reforça ações de manutenção da infraestrutura urbana, como serviço de tapa-buracos, revitalização do pavimento de ruas e avenidas, coleta de lixo doméstico e de resíduos sólidos, assim troca de lâmpadas queimadas do parque de iluminação pública, entre outros serviços.

Em abril e maio, somente com o microrrevestimento asfáltico a frio (MRAF) executado pelas equipes próprias da Semosp, foram revitalizados 20.280 m² de asfalto de ruas e avenidas de vários pontos da cidade, como as ruas Passo Fundo, Tangará, entre outros. Além das ações com MRAF, por meio de equipes próprias, a revitalização da malha viária sorrisense também sendo reforçada com aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e também com MRAF por empreiteira licitada para esta finalidade.

Neste novo lote, cuja ordem de serviço foi assinada no dia 12, serão revitalizadas com MRAF ruas e avenidas do Jardim Aurora, Jardim Europa e Morada do Sol. Estão inclusas neste novo pacote algumas vias em pontos isolados. Ao todo, 127.184,50 m² de vias devem receber o revestimento, com um investimento de R$ 1.363.884,23 em recursos próprios.

No comecinho de abril, foi iniciado o processo de recapeamento de várias ruas e avenidas do Taiamã, Parque Universitário e algumas da região central, também por meio de licitação. No pacote de abril, o material utilizado foi o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), com um investimento de R$ 1.032.958,60 e o atendimento de uma área de 31.776,50 m². No caso das empresas contratadas, a fiscalização da execução do serviço fica a cargo dos técnicos da Secretaria Municipal da Cidade (Semcid).

Vários pontos da cidade também receberam ações de tapa-buracos no mês de maio, desde ruas do Parque das Araras, São Domingos, Rota do Sol e avenidas como a Blumenau e a Mário Raiter.Ao todo, 40 vias receberam o serviço em maio.

No tocante à iluminação pública, a travessia urbana da BR-163 passou por um processo de revitalização, com troca de equipamentos queimados, como luminárias, relés e outros equipamentos,  realinhamento e instalação de novos postes em pontos em que as estruturas estavam muito danificadas. Em alguns locais, a equipe também atuou na recuperação do cabeamento, cavando novamente a via para garantir que a travessia esteja sempre iluminada, visto que nos 14 km da travessia urbana da BR 163, todo o parque de iluminação pública é com cabeamento subterrâneo.

Outra ação para garantir um ambiente mais limpo e, consequentemente, mais saudável é a coleta de resíduos sólidos, aquela que passa oito vezes em cada setor da cidade recolhendo  móveis e eletrodomésticos inservíveis, e resíduos de jardinagem, por exemplo. Somente nos último 40 dias, foram coletadas 5.320 toneladas de resíduos desta natureza.

Além destas ações, as equipes da Semosp também respondem por reformas, pinturas e recuperação de espaços públicos, desde meios-fios, calçadas, até aquele cuidado especial para revitalizar prédios públicos, como escolas, unidades de saúde e outras unidades da Prefeitura.

“É um trabalho constante para garantir que os espaços públicos estejam sempre em dia, e a participação da população é muito importante, pois, além do nosso olhar atento e do planejamento, o apontamento de cada cidadão mostrando pontos que demandam serviços certamente  traz um ganho para todos os sorrisenses”, destaca o secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller, reforçando que é possível entrar em contato com a Semosp pelo 3544 1727 e pelo WhatsApp 99677 8783.

Texto: Nádia Mastella

Transparência