Suely iniciou seus trabalhos em Sorriso em junho de 1989, quando foi contratada como Chefe de Divisão de Assistência Social. No ano seguinte, foi criada a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social e, em dezembro daquele ano, ela assumiu o concurso público realizado pela Prefeitura.

Suely ficou à frente da pasta por três vezes. No mês de abril de 1990, foi nomeada secretária interina da Saúde e Ação Social; em agosto de 1999, foi designada como secretária de Ação Social substituta pelo período de 20 de agosto a 09 de novembro; e em 2.000 foi novamente nomeada para o cargo, permanecendo de abril a outubro. Ainda no ano de 1993 foi criada a Secretaria Municipal de Assistência Social, desvinculada da saúde, quando então Suely passou a fazer parte do quadro da nova pasta.

Durante 20 anos, atuou diretamente na Secretaria Municipal de Assistência Social. Em 2010, foi designada para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Praça CEU, onde atua até hoje. Na Secretaria, foi responsável pela elaboração de vários projetos sociais importantes, em que Sorriso foi contemplado com recursos estaduais e federais.

Mulher determinada, dedicada e companheira. É assim que os colegas de trabalho definem Suely.

Avanice Zanatta, psicóloga do Centro Municipal de Apoio a Inclusão da Educação Especial de Sorriso (Cemais), além de ter trabalhado com a servidora é também amiga particular de Suely. “Ela foi uma das primeiras pessoas que conheci quando cheguei aqui e tive o privilégio de trabalhar com ela por alguns anos. É uma profissional exemplar, de caráter, dedicada e que sempre teve um olhar atencioso aos mais necessitados. Sempre se dedicou ao máximo ao trabalho e ama o que faz. Além de tudo, é uma ótima companheira de trabalho, sempre incentivando os colegas e vendo o melhor das pessoas. Lembraremos com carinho da sua dedicação e desejamos muito sucesso nessa nova caminhada”, fala a amiga.

Cleusa Pereira, diretora de Departamento de Recursos Humanos, também ingressou no serviço público em 1989 e foi aprovada no mesmo concurso que Suely. Na época, trabalhou na sala ao lado e conviveu de perto com a servidora. “Tive a honra de trabalhar com ela e tenho orgulho de dizer que é minha grande amiga. Não me esqueço do jeito respeitoso e gentil com que tratava a todos, colegas de trabalho e usuários dos serviços sociais. É um exemplo de ser humano e de servidora pública”, define.

A assistente social Maristela Zanatta, coordenadora da Proteção Social Especial, começou a trabalhar na Secretaria no ano de 2004 e também tem muito a dizer de Suely. “Trabalhamos juntas por anos e muito do que sou hoje, como profissional, devo a ela. Com uma postura muito ética, sempre se preocupou com as pessoas que necessitavam dos serviços da assistência social. Sou grata por tudo que me ensinou e por todo período de vivência”, diz.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Jucélia Ferro, em nome da equipe da secretaria, agradece por todo trabalho prestado ao município de Sorriso. “Queremos agradecer pela sua contribuição ao serviço público. Suely tem uma história muito bonita de dedicação e amor à assistência social, cumprindo sua função com muita competência. Desejamos que tenha muita saúde e sucesso nesta nova fase de sua vida”, deseja Jucélia.

“Temos muito orgulho da nossa primeira assistente social do município, por toda sua dedicação e amor a sua profissão, sendo um exemplo de servidora pública. Desejo que essa nova jornada seja cheia de bênçãos, alegrias e paz”, complementa o prefeito municipal de Sorriso, Ari Lafin.