Além da ala “educacional”, há ainda um ginásio poliesportivo para a prática de Educação Física e posterior utilização da comunidade.  A Escola Morada do Bosque começou a ser construída em janeiro de 2020 pela Edificadora Catarinense, contratada por meio da Concorrência Pública 003/2019. Inicialmente, a obra deveria ter sido entregue ainda em dezembro daquele ano.

No entanto, além do entrave que a pandemia da covid-19 trouxe a todos os setores, alterações também precisaram ser feitas ao projeto inicial e as variações da economia, com o aumento de preços de diversos itens usados como insumos também complicaram o pleno andamento da obra. “O momento é de achar soluções, sempre com foco no bem-estar e na segurança dos alunos, no princípio da economicidade e no interesse coletivo”, explana o secretário de Administração do Município, Estevam Calvo.

Como desdobramento da reunião da manhã, no período da tarde, equipes da Secretaria da Cidade (Semcid), da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultural (Semec) vão avaliar o que falta ser concluído. A partir daí, será organizado o processo de “tocar a obra” com equipes próprias da Prefeitura. De forma sintética, no bloco educacional ainda precisam ser  finalizadas instalações elétricas, guarda-corpos, aparelhos de ar condicionado e o piso da entrada do prédio.

“Vamos avaliar o que pode ser feito por nossas equipes para garantir que 100% da unidade esteja apta para o funcionamento”, comenta o secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller.

“Somos sensíveis à necessidade das famílias e sabemos o quanto esta escola vem sendo esperada por toda a comunidade, por isso, nosso pedido para que aguardem mais um pouco, visto que não há condições de usarmos a unidade garantindo o bem-estar e a segurança dos alunos”, explica a titular da Semec, Lúcia Drechsler.

Diante da situação apresentada,  a princípio, somente será possível  utilizar a estrutura no próximo ano letivo. “Vamos avaliar todas as possibilidades, ouvir todos os interessados e buscar a solução dentro de um processo de legalidade e interesse público, com foco em resultados ”, reitera Estevam.

Participaram da reunião de hoje, na obra , o diretor da Escola São Domingos, David dos Santos Nascimento; o controlador-geral do Município, Laércio Garcia; os secretários municipais Ednilson Oliveira (Cidade), Estevam Calvo (Administração), Lúcia Drechsler (Educação e Cultura), Milton Geller (Obras e Serviços Públicos), Sérgio Kocová (Fazenda) e demais servidores técnicos da Prefeitura .