Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Com o objetivo de qualificar jovens estudantes e atender a demanda do mercado de trabalho, a Prefeitura oferece cursos de capacitação profissional gratuitos em diferentes áreas de atuação, por meio do projeto “Formar para Socializar”, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
O prefeito Ari Lafin assinou nesta manhã (04), juntamente com a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, o Termo de Colaboração entre o Município e a Associação Estudantil de Sorriso, que repassa R$ 80 mil para a realização dos cursos.
Serão ofertados, ao longo do segundo semestre, os cursos de Assistente Contábil, Rotinas Administrativas, Atendente de Farmácia e Operador de Caixa, para Sorriso e os distritos de Boa Esperança e Primavera.
Estudantes entre 14 a 18 anos, cadastrados no Sistema Único de Assistência Social (Suas) já podem se escrever. Os interessados podem procurar a Associação Estudantil (Aes) e, quem reside nos distritos, deve ir ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) ou na sede da Secretaria de Assistência Social no distrito.
“Estimular e oferecer capacitação aos jovens é fundamental, para melhor inserção no mercado de trabalho e promoção de uma sociedade mais igualitária”, disse a primeira-dama, Jucélia Ferro.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).