Duas frentes de trabalho

Em pauta, a aceleração do processo junto à MT PAR, viabilizando assim a construção, com subsídios do Governo do Estado, de mil apartamentos em Sorriso, que serão  financiados. Ao mesmo tempo, o prefeito Ari Lafin está atento para que Sorriso seja contemplado com o federal Minha Casa, Minha Vida.

“Precisamos reforçar a nossa pauta habitacional, pensando tanto nas famílias que podem arcar com um financiamento que pode variar de R$ 500 a R$ 1,2 mil, no caso dos apartamentos em parceria com o Governo do Estado, como nas famílias com renda mais baixa, que devem, portanto, ser atendidas por meio do Minha Casa, Minha Vida, nos moldes de conjuntos habitacionais como o Mário Raiter, o São Francisco e o Santa Maria”.

Minha Casa, Minha Vida

O prefeito está solicitando, à Câmara de Vereadores, a indicação de dois edis para integrar o comitê que deve conduzir o processo de interlocução, junto ao Governo Federal, para que Sorriso seja também contemplado com até mil casas populares via Minha Casa, Minha Vida.

O Executivo também deve iniciar, o mais rapidamente possível, a prospecção de áreas, de até 20 hectares, para poder ofertar ao Governo Federal para a construção das casas populares.

Sobre os apartamentos

O lote de mil apartamentos para Sorriso foi anunciado de maneira conjunta entre o prefeito Ari Lafin e o governador Mauro Mendes, em julho do ano passado, durante agenda do gestor estadual em Sorriso.

De um lado, o Governo do Estado entra com R$ 15 mil de subsídio para cada apartamento, o que corresponde a um aporte de R$ 15 milhões,  a Prefeitura doa os terrenos, assim como responde por todo o trâmite necessário para a licitação dos projetos, e uma instituição financeira viabiliza o processo necessário para financiamento.

Os imóveis, que devem ter 46 m², são destinados a famílias com renda entre R$ 2 mil e R$ 7 mil, e o valor da parcela está estimado entre R$ 500 e R$ 1,2 mil. As áreas que devem receber os apartamentos são o Residencial Topázio, o Serra Dourada, o Verdes Campos e o Vila Bela. Vale lembrar que os mil apartamentos serão divididos em quatro conjuntos habitacionais.

Departamento de Habitação ainda não abriu inscrições

Com a ida de Everton Baggio para reforçar a equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento, a coordenação do Departamento de Habitação fica com Brendo Braga, que segue também compondo a Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude.

O Departamento, que também funcionava no Ganha Tempo central, passa agora a atender no Ganha Tempo da Zona Leste. No entanto, a equipe ainda não começou o processo de cadastro de famílias, seja para o financiamento dos apartamentos, seja para o Minha Casa, Minha Vida.

“As pessoas devem continuar acompanhando o trabalho que estamos fazendo e, assim que for iniciado o processo de cadastramento, daremos toda a publicidade necessária para que nossas famílias que ainda sonham com a casa própria, possam participar do processo de seleção”, destacou o prefeito, reforçando que a comissão a ser ainda formalizada deve estabelecer os critérios necessários e cumpri-los com todo o rigor.

Ser Mais Habitação

Além destas ações, Sorriso também está no rol das cidades mato-grossenses beneficiadas pelo programa estadual SER Família Habitação. O anúncio foi feito também em julho do ano passado.

Pelo Programa, o Governo do Estado destinará R$ 210 milhões para construir 3.140 casas em todo Mato Grosso. A renda familiar mensal não poder ser superior a R$ 100 per capita, ou seja, uma família de cinco pessoas, não pode ter uma renda maior que R$ 500 por mês; e terão preferência as famílias com menor renda. Para Sorriso, o lote anunciado foi de 50 moradias.

Para que o processo se concretize, o Estado destinará R$ 60 mil para edificar cada casa, o que perfaz um montante de R$ 3 milhões para Sorriso. Ao Município, cabe a doação da área, com toda a infraestrutura necessária, assim como a gestão da obra.