Prefeitura Municipal de Sorriso

Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Prefeito reforça apoio à ONG Cirinho Sorrindo

Publicado em 06 de outubro de 2022 às 10:58

O prefeito Ari Lafin recebeu nesta manhã, 06 de outubro, a presidente da Organização Não Governamental Cirinho Sorrindo de Combate ao Câncer, Carla Pianesso e o médico oncologista da ONG, Leandro Almeida Assunção. Em debate, a construção da sede da ONG. Carla destacou que o projeto já foi entregue para a Secretaria da Cidade e hoje está em análise também no Estado. “Vamos para Cuiabá para verificar como está esse processo; nossa meta é poder licitar o quanto antes”, frisa Ari.

Também estiveram presentes e reforçaram o compromisso com a Cirinho Sorrindo, os secretários Jucélia Ferro (Assistência Social); Sílvio Stolfo (Saúde e Saneamento) e Hilton Polesello (Governo), além do economista do Município, Ednilson Oliveira.

A ONG

Dentre as ações da Cirinho Sorrindo está o acolhimento tanto do paciente diagnosticado com câncer quanto da família. Desde a criação da Cirinho Sorrindo, em 13 de dezembro de 2016, cerca de cinco mil pessoas de todo o país já procuraram acolhimento, “informações e uma palavra de carinho na ONG”, pontua Carla. No momento, 263 pacientes de Sorriso são acompanhados pela Organização.

“A família fica doente junto. Em várias ocasiões nos deparamos com pais de família diagnosticados com câncer ou mães, e, então todo mundo desaba junto. Em muitos casos, em que o pai tem a doença, ele é o provedor e a família entra em depressão com a doença e ainda sofre com a situação financeira”, destaca a presidente.

“Nosso atendimento vai além disso: auxiliamos pessoas de todo o Brasil por meio das nossas redes sociais e telefones”, frisa. Para esse trabalho, a ONG conta com uma equipe multidisciplinar que presta o apoio e acolhimento, além de dar o direcionamento na busca de informações. “Nossa equipe é toda de voluntários. Contamos com várias pessoas da área da saúde. São médicos, enfermeiros, psicólogos que auxiliam nessa busca e no repasse da informação especializada”, diz. “Mas nossa rede também conta com estudantes, donas de casa, profissionais liberais, pessoas das mais diversas áreas que estão disponíveis para dar um abraço, ouvir, sair para panfletar e distribuir informação em um domingo pela manhã, por exemplo”, acrescenta.

Interessados ou em ajudar a ONG ou em atuar como voluntários podem entrar em contato pelo site www.ongcirinhosorrindo.org.br, ou por e-mail ongcirinhosorrindo@gmail.com ou ainda pelo telefone 3544-7275. Quem quiser fazer doações está disponível a conta 950-7, agência 0812, Banco Sicredi, em nome da ONG.

Texto: Decom
Fotos: Geovani Oliveira