Acompanhar. Avaliar. Planejar. Executar. Os verbos são muitos, mas o objetivo é o mesmo: verificar bem de perto como estão algumas obras que vem sendo executadas em Sorriso. Na tarde de ontem (7), o prefeito Ari Lafin reuniu os secretários Milton Geller (Obras e Serviços Públicos); Marcelo Lincoln (Agricultura e Meio Ambiente); e Júnior Brandão (Esporte e Lazer, que até o fim do ano também acumulou a Semosp) para percorrer vários pontos da cidade.
Junto com eles, outros servidores da Prefeitura também visitaram as obras, assim como o vereador Acácio Ambrosini, que capitaneou a Semosp de setembro de 2018 a março de 2020. A equipe acompanhou o trabalho de drenagem executado no Loteamento Industrial Nova Prata; a ação de contenção de uma erosão aos fundos do Portal Kaiabi; a revitalização do lago entre o Jardim Amazônia e o Rota do Sol; assim como as ações de melhoria na Rua Porto Seguro, localizada no Bairro Recanto dos Pássaros e que ainda não é pavimentada.
Esta via, assim como a entrada do Bairro São Francisco, consta no planejamento da Secretaria da Cidade (Semcid) para receber pavimentação em breve. Segundo dados da pasta, a Porto Seguro conta com dois trechos de 100 metros (lineares) cada que estão sem pavimento. Na entrada do São Francisco, são também mais 200 metros que precisam ser pavimentados. De acordo com o cronograma, nos próximos dias, profissionais da pasta devem ir até os locais para elaborar os projetos e encaminhar então o processo ao Departamento de Licitação.
“Estamos atentos ao trabalho que vem sendo desenvolvido e o objetivo é resolver da melhor forma possível estas e outras demandas, com ações efetivas, que se traduzam em benefícios para a comunidade e permitam que Sorriso possa continuar crescendo de maneira sustentável”, destaca o prefeito.
“Um dos pontos mais sensíveis é esta erosão do Kaiabi, e estamos concentrando esforços para garantir que não interfira na revitalização do Lago do Rota do Sol”, aponta o secretário Milton Geller. O titular da Semosp acrescenta ainda que equipes da pasta estão atuando em várias outras frentes para realizar pequenos reparos, como recuperação de tampas de bueiros, meios-fios, contornos de rotatórias e canteiros. “São ações pontuais que contribuem para manter a cidade limpa, organizada e bonita”, reforça.
Volta às aulas
Outro foco de ação da pasta é a parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Semec) para garantir que todas as 35 unidades escolares também recebam pequenos reparos e estejam higienizadas, organizadas, com os jardins e playgrounds arrumadinhos, para receber os quase 15 mil alunos, que, por conta da pandemia da Covid-19, voltarão às 22 escolas e 13 Cemeis de maneira gradativa e escalonada. O secretário, acompanhado pelo arquiteto Fábio Miguel dos Santos, e pela titular da Semec, Lúcia Korbes Drechsler, percorreu, nesta semana, unidades escolares para verificar as demandas.