Prefeitura Municipal de Sorriso

Em Cuiabá

Prefeito e ouvidor visitam equipe da Ouvidoria SUS/MT

Publicado em 15 de julho de 2022 às 12:41

Ouvir. Ouvir para atender melhor e buscar soluções definitivas para o cidadão, em especial para aqueles que buscam atendimento em saúde. Essa é a função da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde, a Ouvidoria SUS. E para entender um pouco mais desse processo, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e o ouvidor da Prefeitura, Gilmar Ribas de Campos, visitaram nesta manhã (sexta-feira, 15 de julho), em Cuiabá, a Ouvidoria SUS do Estado de Mato Grosso.

Ari ressalta que o propósito de qualquer ouvidoria – municipal, estadual ou federal -; é estreitar os laços com os cidadãos. “Receber as reclamações, as reivindicações; saber o que não está sendo atendido e buscar soluções”, diz. “Especificamente no caso da Ouvidoria SUS a atenção é voltada para a saúde; ressaltamos que qualquer cidadão com demanda não atendida deve procurar canais oficiais como a ouvidoria para soluções”, frisa.

Segundo o prefeito, no Município todas as solicitações são analisadas, quer seja municipal ou estadual. Contudo, a maioria dos pedidos que chegam à Ouvidoria Municipal referem-se à medicamentos de alto custos e procedimentos de alta complexidade que cabem ao Estado. “E reforçamos que essas reclamações precisam e devem ser feitas pelo cidadão para que possamos ter ciência de cada problema e buscar alternativas; muitas vezes os casos precisam ser encaminhados para a assessoria judiciária”, explica.

Ouvidoria no Município

Sorriso conta hoje com Ouvidoria Itinerante que vai ao encontro do cidadão nos bairros. Porém, há outras formas de acesso, além disso o cidadão que quiser entrar em contato com a Ouvidora, que agora funciona no térreo do Paço Municipal, bem ao lado do ponto de atendimento bancário (PAB), pode buscar atendimento presencial das 7h às 13 horas. Quem preferir usar o telefone, é só entrar em contato pelo 150, que, além de continuar servindo como “disque-informações sobre a Covid-19”, agora também é a ponte entre a população e a Ouvidoria de Prefeitura.

Abaixo, conheça um pouco mais sobre Ouvidoria SUS/MT:

Quando procurar a Ouvidoria SUS do Estado:

Procure a Ouvidoria sempre que desejar, especialmente nas seguintes situações:

Após ter procurado diretamente orientação nos setores envolvidos sem obter êxito

Quando tiver ciência de alguma irregularidade, infração à legislação ou normas internas

Quando desejar encaminhar opiniões, reclamações ou sugestões que possam contribuir para tornar a saúde mais eficiente

Quando não for atendido em alguma demanda protocolada na saúde ou pelo não atendimento de algum serviço

Quando desejar enviar elogios a qualquer unidade ou servidor da saúde

Participação na Ouvidoria

Todo cidadão tem o direito de manifestar junto ao Poder Público quanto ao sistema de saúde.

Público Externo: Todos os cidadãos que utilizam os serviços prestados pela Saúde Pública do Estado.

Público Interno: Todos os servidores da Secretaria de Estado de Saúde

Formas de acesso no Estado:

Telefone: (65) 3642-4366 / 0800-647-1520 / 3613-5392

Se Ligue na Saúde: 0800-6471213

E-Mail: ouvidoriasetorial@ses.mt.gov.br / ouvidoriasusces@ses.mt.gov.br

Pessoalmente: Av. Um - S/nº - Fundos do Banco do Brasil- Agência Paiaguás – CPA / Secretaria de Estado de Saúde -Centro Político Administrativo–Bloco 5

Pela Internet: Existem dois canais que permitem o contato via internet:

Sistema Ouvidor SUS (acesso aqui)

Acompanhamento da Demanda Ouvidor SUS (acesso aqui)

Sistema Fale Cidadão MT (acesso aqui)

Lei de Acesso Informação Decreto nº 1.973, de Outubro de 2013 Resposta L.A.I Ouvidoria (acesso aqui)

Texto: Decom com Governo do Estado