Para ampliar a sensação de segurança e de paz nas escolas e Cemeis, a Prefeitura disponibiliza, por meio de empresa terceirizada, vigias em todas as 38 unidades escolares da rede municipal, e também reforça o monitoramento nestas unidades.  Desde meados de abril, as mais de 200 câmeras que já vinham monitorando pontos-chave de 12 unidades escolares da rede municipal de ensino foram integradas ao sistema de vigilância das forças de segurança.

Desde maio, estão sendo instalados novos equipamentos nas unidades escolares, processo que deve ser concluído em julho. As novas câmeras de monitoramento (assim como os demais aparelhos necessários ao funcionamento do sistema) foram viabilizadas por meio de licitação realizada no dia 24 de abril.

Em outra frente, o secretário Moura acrescentou ainda que, no planejamento para instalação das 345 câmeras de vigilância recebidas do Governo do Estado por meio do Programa Vigia Mais MT, muitas terão como destino áreas próximas a unidades escolares.

“Há ainda outras ações que seguem sendo conduzidas, que devem trazer ainda mais segurança às unidades escolares, como a formatação de um botão de alerta e também a disponibilização de detectores de metais”, complementou o prefeito.

Ao mesmo tempo que as estruturas físicas e os protocolos de rotina se tornaram mais robustos no quesito “segurança”, segue também reforçado o trabalho para que, internamente, o ambiente escolar se consolide como espaço para diálogo sadio, convivência harmônica. “As diferenças não devem ser entendidas como fatores de conflito, e sim, como oportunidades para crescimento e aprendizado, e aí, buscamos atuar de maneira intensa no combate ao bullying, e também na promoção de uma série de atividades que potencializam a empatia e a cooperação”, comentou a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.