“Há um ano, nós plantamos uma sementinha, e que hoje, estão sendo colhidos os primeiros frutos. O nosso papel como agentes públicos é fazer com que esses projetos saiam do papel e sejam concretizados. Precisamos expandir e apoiar esses talentos que através desses conhecimentos, trazem novas perspectivas de crescimento tecnológico para a nossa região”.

O encontro com o prefeito foi marcado por trocas de experiências e a valorização do potencial dos jovens empreendedores. Ari lembrou que, no ano passado, ele e a primeira-dama, e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro acompanharam outra comitiva de alunos de Sorriso durante uma expedição na Europa.

“Em 2023, a primeira-dama e eu estivemos em uma missão em Portugal e na Noruega e acompanhamos de perto o trabalho de estudantes, bem como a formalização do termo de cooperação entre o IFMT e Instituições da Europa. Essa nova parceria, com certeza, trará mais conquistas ao agronegócio mato-grossense, porque a Europa é um mercado que compra os nossos produtos e mostra com responsabilidade o que a gente produz, respeitando o meio ambiente”, declarou o prefeito Ari Lafin.

Sobre os projetos

Sob orientação da professora Ritielly Senigalia, o projeto BioIFlex foi o primeiro colocado no Desafio, e receberá R$ 10.000,00 de taxa de bancada. A iniciativa conta com a ajuda das estudantes bolsistas Amanda Barbosa de Amorim e Pabilini Santana Alves, do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental; já o segundo colocado do Desafio é o projeto MicoHerbControl, orientado pelo professor Fabrício Freitas Fernandes. O projeto receberá R$ 7.000,00 de taxa de bancada para sua execução e será desenvolvido com a ajuda dos estudantes bolsistas Emanuel Brito Zacharias e Diego Oliveira Lopes, ambos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.