Na conversa, o prefeito Ari Lafin frisou as potencialidades da região central do Estado. “Sorriso é destaque nacional na produção da soja, do milho; é destaque estadual na produção do feijão caupi e do pescado de água doce; mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”, salienta.

Somados, os 15 municípios concentram 20,46% da economia estadual e 37,35% da produção agrícola; números distribuídos em 9,56% do território mato-grossense e que congregam 13,9% da população do Estado. “Isso demonstra que podemos desenvolver muito juntos ainda; com certeza, com a vinda de novos escritórios a população automaticamente será ampliada”, diz o prefeito.

Segundo Ari, o que o Município busca um crescimento ordenado e em conjunto com a região. “Juntos somos detentores de números muito expressivos, mas temos muito mais para expandir e ofertar ao país, justamente por unirmos nossos potenciais”, ressalta. Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção.

Conforme o prefeito, o Município está na área central do Estado, no coração do Estado, sendo que a região congrega vários escritórios de negócios – só em Sorriso são mais de 1,3 mil escritórios atuantes; e, além disso, o Município se encontra na posição do entroncamento da BR-163 com a MT-242, o que acaba fazendo com que o Aeroporto Regional Adolino Bedin seja um local de destino natural para quem precisa ter acesso à grandes centros, quer seja em situações empresarias ou de lazer.

Entre os números apresentados pelo prefeito aos visitantes está a média de crescimentos anual nos últimos 30 anos que ultrapassa os 18% - (18,41% ao ano). “Sorriso é um Município jovem, promissor e com muitas possibilidades de crescimento – assim como a maioria dos municípios vizinhos”, pontua Ari.

Hoje, a “Capital do Agro”, detém o título de maior Produto Interno Bruto (PIB) especificamente do agronegócio no Estado, mas os dados de Sorriso e região vão muito além disso. “Por trás de cada número temos gente; afinal, a capital do Agro é feita de pessoas comprometidas com o lugar que escolheram viver”, acrescenta o prefeito.

De acordo com o sócio-diretor e vice-presidente da Martinelli Consultores, Alfredo Hirata, a empresa identificou em Sorriso a mesma realidade vivida em Santa Catarina, com empresas e indústrias familiares em pleno potencial de crescimento.

A Martinelli Consultores

A Martinelli Consultores, Participações e Gestão Empresarial Ltda oferta consultoria nas áreas de administração, contabilidade, imobiliária e direito nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso.