Na oportunidade, Ari detalhou ao deputado o andamento das emendas estaduais destinadas por Xuxu para o Município. Entre os destaques está um caminhão caçamba traçado que será licitado no dia 12 de abril (amanhã); são R$ 250 mil de emenda do deputado e mais R$ 280 mil de recursos municipais, destinado à rede de agricultura familiar.

Já outro caminhão, esse equipado com um baú contará com emenda de R$ 200 mil do deputado e aplicação de mais R$ 297 mil de recursos municipais; esse último está em processo final para licitação e deverá ser usado pelo programa VitaMel+.

Educação

As obras da sede própria da Escola Militar Tiradentes e a construção de uma unidade no bairro Mário Raiter também estiveram em pauta. Ambas aguardam para ser novamente licitadas.

A ampliação das escolas 13 de Maio, José Domingos Fraga, Arlete Maria Capellari e Mário Spinelli também foi objeto da pauta. Das quatro, a escola Arlete tem previsão para conclusão das obras até fim de maio; a Mário Spinelli teve os trabalhos retomados recentemente e a 13 de Maio e a José Domingos continuam paralisadas.

O prefeito e o deputado também trataram sobre a necessidade de agilizar a assinatura de convênio para o início das obras da escola Cristiano Araújo, do Distrito de Boa Esperança.

Ainda, na educação, há uma emenda do deputado para a aquisição de computadores e notebooks para escolas. Segundo a equipe da Secretaria de Fazenda, esse processo já está em finalização; são R$ 350 mil de emenda parlamentar e mais R$ 117 mil de recursos municipais e cerca de 70% do valor total já foi aplicado com máquinas entregues à comunidade escolar.

Saúde

Na área da saúde pública municipal, Ari apresentou números para o deputado. “Hoje se torna mais rápido e mais em conta financeiramente a terceirização dos serviços, opção que estamos buscando no caso da maternidade Municipal”, destacou o prefeito. Segundo Ari, a manutenção de uma maternidade ou de um hospital municipal é alta. “Não é somente estrutura, precisamos pensar em material humano especializado, equipamentos, medicação;  é necessária muita coisa para cuidarmos da população com dignidade, por isso também estamos pensando em um Hospital Dia com abertura das 7 às 19 horas”, diz.

Ainda, Ari e Xuxu discutiram o funcionamento do Centro de Hemodiálise. “Esse é um serviço de alto custo, mas faremos gestão com outros municípios para que o Governo Federal atenda nossa demanda; é imprescindível a abertura da unidade que poderá atender pacientes de Sorriso e de toda a região”, salientou Ari.

Bombeiros

A nova sede do Corpo de Bombeiros de Sorriso também foi assunto. Xuxu se comprometeu em verificar no Estado a possibilidade de agilizar o início das obras. “Também vamos enviar quadriciclos para as companhias de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum para ser usados na época de estiagem, para que possam usar na época de seca em lugares em que grandes caminhões não possam entrar”, explicou o deputado.

Conforme Xuxu, todas as demandas discutidas são relevantes. “Vamos fazer gestão junto ao Governo do Estado para que as necessidades de Sorriso sejam atendidas com celeridade”, se comprometeu o deputado.

Para Ari, o apoio na Assembleia Legislativa estadual é fundamental para destravar programas e projetos em andamento com o Estado. “Agradecemos o deputado Xuxu pelo empenho”, finalizou.