De olho no aproveitamento dos equipamentos, a equipe técnica da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) dedicou especial atenção para fazer um pente fino e reformar os sinaleiros, permitindo que pudessem voltar a serem utilizados. “E, sempre contando com o apoio da Semosp, vamos conseguir disponibilizar os dois semáforos nestes pontos da Sudoeste, mas lembramos que o semáforo serve para organizar um processo em que a ação humana é determinante“, reforça o gestor.

Mas, o que isso quer dizer? Que respeitar o limite de velocidade e obedecer à sinalização é condição indispensável para reduzir o número de acidentes e, principalmente, o número de vítimas do trânsito. Na dúvida? “É simples, aja como se todas as pessoas que você mais ama estivessem na rua naquele momento e pense que sim, a sua ação preventiva, pode evitar um acidente que pode ferir e até matar alguém”, resume.

O secretário também destacou que várias outras iniciativas estão no planejamento da Prefeitura. “Suspendemos a licitação de lombadas eletrônicas para poder explicar melhor este processo a toda a população, mas esta é mais uma alternativa futura para criar nos nossos condutores o prudente hábito de manter a velocidade dentro dos limites, principalmente nas regiões de cruzamentos”, destaca o gestor.

Além de ampliar a sinalização de vias para estimular comportamentos que promovam um ir e vir seguro, a Semsep também atua no processo de constante orientação de condutores. A ação, que era intensa antes da pandemia, agora foi reduzida em respeito às normas de biossegurança, mas, sempre que possível, os guardas municipais de trânsito (GM) de Sorriso recapitulam junto aos condutores aquelas regrinhas que salvam vidas no trânsito.

Na semana passada, por exemplo, foram os motoristas que atuam no transporte coletivo que passaram por esta “revisão de conteúdo”. “Nosso foco é, principalmente, reforçar as noções de direção defensiva, de forma que o condutor já tenha claro quais são as ações que devem ser adotadas para evitar um acidente, de modo que isso acabe sendo feito de maneira automática”, aponta o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GM), Márcio Pires.