A equipe de coordenadores da Secretária de Saúde e Saneamento e o secretário de Devanil Barbosa esteve reunida ontem (03), com os moradores dos bairros Rota do Sol e Santa Clara em uma audiência pública sobre saúde.  Com o tema “Rede fortalecida, municipalidade assistida”, a audiência tratou sobre o fluxo do atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) do Rota do Sol.

Participaram do dispositivo de honra o secretário de Devanil Barbosa, os vereadores Maurício Gomes, Mariza Neto e Bruno Delgado, a coordenadora da USF Rota do Sol Sthefany Barden , presidente do bairro Rota do Sol, Vilson Multineli, a presidente do bairro Santa Clara, Vera Jane, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Conceição Mission e a ouvidora do Sistema Único de Saúde(SUS), Heloisa Carniel.

Cada representante do dispositivo teve a oportunidade de fazer seu discurso. Na ocasião o presidente do bairro Rota do Sol Vilson Multineli, citou a pequena participação dos moradores, “eu fico decepcionado quando fazemos uma audiência como esta e convidamos os moradores para vir participar e vem  poucas pessoas. Na hora de criticar, publicar nas redes sociais e chamar a imprensa eles fazem, mas na hora de debater para buscar melhoria são poucos os que vem”, relatou ele.

O vereador Maurício Gomes salientou sentir-se “honrado de poder aqui no meu bairro participar desta audiência, porém é triste ver que poucas pessoas vieram discutir. Mas na hora de debater, não vem, por isso quero parabenizar vocês que vieram para buscarmos melhoria para nosso bairro”, disse ele. O vereador parabenizou o secretário Devanil Barbosa por prontamente atendê-lo em suas reivindicações.

Entre os dois bairros, cerca de  duas mil famílias que são atendidas por apenas uma equipe da saúde da família, composta por um médico, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem, nove Agentes Comunitários de Saúde, um dentista, uma auxiliar de dentista, uma recepcionista e uma zeladora.

Na audiência foi decidido que mais um médico atenderá  na USF do Rota do Sol. Os atendimentos serão por agendamento diário com ampliação quantitativa das consultas. Os atendimentos de urgência e emergência permaneceram inalterados.

"Tivemos através desta audiência um momento muito importante, onde os moradores dos dois bairros, Rota do Sol e Santa Clara, puderam conhecer um pouco mais sobre a Rede de Saúde da Família e seu funcionamento. Juntos pontuamos as necessidades deles e os avanços que teremos através da audiência. Quando a comunidade entende como funciona a rede pública de saúde e que as ações conjuntas na promoção e prevenção, a qualidade de vida aumenta e rede de saúde solidifica sua função," explicou o secretário Devanil Barbosa.