Diálogo. Na noite de ontem (11), na Escola Municipal Valter Leite, a Administração Municipal de Sorriso promoveu uma audiência pública para apresentar o estudo de alteração do fluxo do trânsito no viaduto da Avenida Ademar Raiter, para que volte a funcionar em mão dupla no perímetro urbano da BR - 163.
Na oportunidade, os presentes puderam avaliar a proposta elaborada pela concessionária Rota do Oeste, que contratou a empresa FRATAR, especializada em engenharia de tráfego, para projetar esta mudança frente ao atual cenário e aplicar a microssimulação para verificar sua viabilidade. De acordo com o projeto, a mudança não deve causar engarrafamentos ou dificultar o tráfego no local, que consiste, basicamente, na alteração de sentido debaixo do viaduto e em um pequeno trecho entre as ruas Palmares e Tangará.
“A solicitação para que este trecho voltasse a ser em mão dupla partiu da própria população, que, mobilizada e organizada no Movimento Trânsito Livre, buscou apoio da Câmara de Vereadores e, para que a proposta pudesse ser avaliada por todas as esferas envolvidas neste processo de mudança, entendemos que a melhor maneira era buscar o referencial técnico necessário e, novamente, ouvir a população, que, em maioria aprovou a mão dupla no viaduto”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.
Com o “sim” da maioria dos presentes à reunião, o próximo passo agora é a Rota do Oeste encaminhar a solicitação de alteração, bem como todos os estudos, para avaliação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Sendo positivo o parecer da ANTT, a implantação da mudança deve ser efetuada em até de 90 dias.
Além do prefeito, outros representantes da Administração Municipal também participaram da audiência: a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro; o vice-prefeito, Gerson Bicego; o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura; o secretário da Cidade, Ednilson Lima de Oliveira; e o secretário de Governo, Marlon Zanella.
A concessionária Rota do Oeste foi representada pelo gerente de Engenharia, Vitor Lima; e pelo diretor de Comunicação e Relações Institucionais, Roberto Madureira. O presidente da Câmara de Vereadores, Claudio Oliveira, os vereadores Leandro Damiani, Silvana Perin Faccio e Dirceu Zanatta também acompanharam a apresentação do projeto, assim como o chefe da 6.ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Leonardo Ramos; o gerente do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), tenente-coronel Flávio Ramalho e o capitão Victor Hugo Cabelho, representando o 12º Batalhão da Policia Militar em Sorriso.